terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Vamos Preparar o Natal 2016 V - Árvore de Natal de Chocolate e Frutos Secos

O ano passado para o Natal preparei um bolo muito simples, feito com massa folhada, creme de chocolate e frutos secos. Já tinha apresentado uma ideia semelhante aqui no blogue mas com outro formato (a Coroa De Nutella, Laranja E Avelãs). Desta vez resolvi dar-lhe o formato de uma árvore de Natal, um bocadinho tosca eu sei, mas foi feita um pouco à pressa e minutos antes da ceia. Como ainda a servimos morna, posso dizer-vos que estava uma delícia e foi um sucesso. É daquelas combinações que tem tudo para dar certo, massa folhada crocante, creme de chocolate e os frutos secos. Mas é muito fácil de fazer e tenho a certeza que vão adorar.


Ingredientes:
- 2 placas de massa folhada rectangular (uso sempre do Lidl)
- nutella q.b. (ou outro creme de chocolate e avelãs)
- frutos secos (avelãs, amêndoa palitada e nozes)
- 1 gema 


Preparação:
Com a faca pique grosseiramente os frutos secos. Coloque-os num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC para torrar ligeiramente. Tenho cuidado para não os deixar queimar, vá mexendo os frutos para torrarem de forma homogénea. Quando estiverem prontos retire do forno e reserve.

Desenrole as duas placas de massa folhada e corte ambas com o formato da árvore de Natal. Aproveite os excedentes de massa para cortar uma estrela e guarde-a para o fim.
Espalhe a Nutella por cima de uma das placas de massa folhada. Por cima espalhe os frutos secos torrados e cubra com a outra placa de massa.
O melhor será colocar a árvore num tabuleiro forrado com papel vegetal e trabalhar a partir dele. 
Corte os "ramos" da árvore para os torcer e mas deixe ficar o "tronco". Torça cada ramo duas vezes e todos para o mesmo lado. Pincele a sua árvore de Natal com a gema de ovo e cole a estrela no topo. 
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar douradinha.

Imagem retirada da internet
Nota: Na altura nem me lembrei de fotografar o passo a passo, mas consegui encontrar uma imagem que ilustra na perfeição. Qualquer dúvida deixem nos comentários ou enviem email, estou à vossa disposição.


6 comentários:

  1. Fica bem gira! Eu esta para fazer esta árvore no fim de semana para levar para uma festa mas acabei por desistir pois não havia massa folhada retangular! Nem redonda sequer! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu acho a ideia bem gira! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fica muito giro e é tão bom, uma gulodice pegada! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. mesmo bom :D eu adoro folhados e com chocolate e frutos secos...fico super satisfeito :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Está muito bonito, e deve ser maravilhoso, e é fácil de fazer.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É mesmo bonita e acredito que faça sucesso! :)

    ResponderEliminar