terça-feira, 23 de junho de 2020

Frango primavera

Cá em cada tentamos consumir o máximo de vegetais que conseguimos. Seja em forma de sopas, saladas ou acrescentados ao prato principal. E por esse motivo ando sempre em busca de formas diferentes de os preparar.
Desta vez saiu um frango primavera, com um boa quantidade de verdes que, para além de darem cor ao prato, são também um acompanhamento delicioso. Eu usei couve coração e ervilhas mas sintam-se à vontade para fazerem alterações e usarem os legumes que mais gostarem (outro tipo de couve, espinafres, lentilhas cozidas previamente, fica ao vosso critério). Mas saibam que é um prato delicioso, nada difícil de preparar, económico e saudável. Espero que gostem.


Ingredientes:
- 3 coxas de frango
- 1/4 de chouriço de carne
- 1 raminho de tomilho
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 couve coração pequena
- 1 chávena de ervilhas cozidas
- sumo e raspa de 1 limão
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 copo de vinho branco (cerca de 70ml)

Preparação:
Comece por temperar o frango com o tomilho, sal, pimenta, a raspa e o sumo do limão (reserve um pouco para o final). Esfregue com as mãos para que o tempero se agarre à carne. 

Ligue o forno no 200ºC.
Aqueça um wok (podem usar uma frigideira alta ou até uma caçarola) com o azeite e, quando estiver bem quente, adicione o frango, com a pele para baixo e deixe selar bem de todos os lados. 
Entretanto pique a cebola e os alhos.
Quando o frango estiver selado coloque-o numa assadeira, tape com papel de alumínio e leve ao forno para terminar de cozinhar.

Adicione a cebola e o alho picado ao wok, junte o chouriço às rodelas e cozinhe até a cebola ficar translucida. 
Regue com o vinho branco e deixe ferver até o álcool evaporar.
Junte a couve cortada em juliana, regue com 100ml de água quente e misture bem. Tempere com sal e pimenta e baixe o lume para que cozinhe durante uns 10 minutos. 
Quando a couve estiver quase no ponto, adicione as ervilhas e envolva bem. Regue com um pouco de sumo de limão e sirva com o frango.
Bom apetite. 




Sem comentários:

Enviar um comentário