segunda-feira, 8 de junho de 2020

Como Faço Lanches Mistos

Começamos a semana com uma receita deliciosa de lanches mistos. Sim, aqui no Norte chamamos de lanches. Eu sei que no sul se chama de merendas, corrijam-me se estiver errada.
A massa é uma espécie de brioche que serve não só para lanches, mas até para croissantes! Fica uma delícia.
No vídeo mostro-vos todas as dicas e a forma como eu monto os lanches. Para além disso também vos falo da possível congelação, para que tenham sempre lanches prontos a comer. Vejam o vídeo para que não vos reste dúvidas.


Ingredientes:
Para a massa:
- 300gr de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café bem cheia de sal
- 5gr de fermento desidratado para pão ou 15gr de fermento fresco para o mesmo fim
- 1 ovo inteiro
- 125ml de leite morno
- 30gr de manteiga sem sal

Para o recheio:
- fiambre em fatias (usei de peru)
- queijo fatiado
- bacon também em fatias

- ovo para pincelar

Preparação:


Coloquei os ingredientes para a massa, na taça da minha batedeira. A farinha, o açúcar de um lado, o sal do outro, o fermento junto ao açúcar, o ovo inteiro e o leite com a manteiga amolecida.
Liguei a batedeira e deixei amassar durante 10 minutos. Se quiser pode fazer a massa à mão. Para isso, coloque o ingredientes numa taça, misture e depois passe para a bancada e trabalhe a massa até ficar bem lisa e elástica (uns bons minutos sempre a amassar).

Depois de amassar, transfira a massa para uma taça untada com um pouco de azeite, tape e deixe levedar até dobrar de tamanho.
Passado esse tempo, polvilhe a bancada com farinha, divida a massa em duas partes e estique uma delas em forma de rectângulo, com uns 5mm de espessura. Reserve a outra metade.

Em metade do rectângulo coloque o recheio, fatias de fiambre, por cima fatias e queijo e repita as fatias de fiambre. Tape com a outra metade do rectângulo e corte os lanches.
Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe repousar uns 30 minutos.

Entretanto repita o processo para a outra metade de massa que tinha reservado. Nesta coloquei o recheio de bacon e fiambre, mas de resto fiz tudo igual.
Depois dos lanches descansarem, pincele-os com ovo batido e, com as costas de uma faca, pode fazer uns pequenos desenhos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até os lanches estarem douradinhos e cozidos.
Deixe arrefecer um pouco e sirva. São óptimos ao lanche ou ao pequeno almoço, com um café ou um sumo natural.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário