quinta-feira, 4 de junho de 2020

Arroz Salteado com Carne de Porco e Ervilhas

Não desperdiçar comida é uma das minhas principais preocupações. Ando sempre de olho no meu frigorífico para não deixar nada a perder. Mexe comigo sempre que vejo os dados da comida que desperdiçamos em média. É assustador pensar e ver tudo o que vai parar aos contentores. 
Por isso, volta e meia gosto de aqui abordar o tema, com uma receita ou uma sugestão de aproveitamentos, com dicas para que vocês possam evitar o desperdício. 
Lanço-vos este desafio e aqui no blogue encontram imensas receitas onde podem se inspirar para aproveitar as vossas sobras. Vamos juntos combater o desperdício alimentar? Quem está comigo?


Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimento verde em cubinhos
- 1 cenoura às rodelas
- 1/2 chávena de ervilhas
- couve roxa e couve branca a gosto, cortadas em juliana fina

- sobras de cubinhos de carne de vaca, já cozinhados (podem usar pedacinhos de peito de frango que devem cozinhar antecipadamente)
- 1 chávena de arroz branco cozido 

- sal e pimenta q.b.
- 1/2 colher de chá de pimentão doce
- azeite q.b.


Preparação:
Comece por levar ao lume um tacho com um fio de azeite e acrescente a cebola, o alho, a cenoura e o pimento. Deixe saltear durante uns minutos, com cuidado para a cebola não queimar.
Junte as ervilhas, misture e deixe cozinhar um pouco. 
Tempere com um pouco de sal, pimenta e o pimentão doce.

Na sequência, acrescente a carne cortada em pedacinhos pequeninos. E mais uma vez, envolva muito bem.
Junte depois o arroz cozinhado e as couves em juliana. Misture bem e deixe saltear o tempo suficiente para o arroz aquecer e as couves cozinharem ligeiramente (eu gosto delas al dente). 
Pode servir polvilhado com ervas frescas como salsa picada.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário