quinta-feira, 18 de junho de 2020

Bolo de Coco e Framboesas

Um dia, há já uns bons meses atrás, estava a televisão sintonizada no 24Kitchen e estava a dar um programa que, sinceramente, já nem me lembro qual era. Mas sei que estavam a fazer um bolo de coco com compota de framboesas. O Bruno colocou os olhinhos no ecrã da tv e disse-me logo que aquela conjugação de sabores lhe parecia perfeita (confesso que a mim também). Infelizmente não deram as quantidades dos ingredientes e por isso, fiquei apenas com a ideia na minha cabeça. Passado uns dias e com um frasco de compota de framboesas no frigorífico, resolvi fazer um bolo com estes sabores mas à minha maneira. 

No final o resultado foi óptimo. O bolo ficou uma delícia e desapareceu num instante. A compota não se vê, mas o seu sabor entranha-se no bolo e deixa-o uma maravilha. E, de facto, o coco e a framboesa casam na perfeição.


Ingredientes:
- compota de framboesas q.b.
- 150gr de manteiga à temperatura ambiente
- 180gr de açúcar
- 4 ovos
- uma pitada de sal
- 100gr de farinha de trigo
- 80gr de coco ralado
- 1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC.
Numa taça coloque a manteiga e o açúcar. Bata bem até formar um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
Adicione o coco ralado e a farinha peneirada com o fermento e o sal. Envolva tudo muito delicadamente.

Pincele bem uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. No fundo da forma coloque a compota de framboesas (pode usar compota de frutos vermelhos) e espalhe, com a ajuda de uma colher, até às laterais da forma. Verta a massa por cima da compota e coloque no forno durante 25/30 minutos, ou até o bolo estar cozido.

Quando o retirar do forno, deixe arrefecer um pouco e depois desenforme.
Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário