Molho Harissa

Há alguns produtos que deixei de comprar (ou simplesmente nunca o fiz) o molho harissa é um de deles. Desde que vi num programa de televisão como se faz este molho e alguns dos pratos que posso fazer com ele que nunca mais o larguei. Tenho sempre um frasquinho no meu frigorífico ou então congelado, pronto a usar.
Para quem não conhece, harissa é um molho de picante comum na culinária da África do Norte (Marrocos, Tunísia, Argélia). Eu gosto muito de temperar carnes para grelhar com ele, mas tem imensas utilizações, uma colher de sopa num guisado dá um sabor espetacular. Mas é bastante picante por isso tenham atenção. 


Ingredientes:
- 1 pimento vermelho assado (limpo de pele e sementes)
- 3 dentes de alho
- 2 malaguetas frescas, pequenas
- 1 ramo de coentros frescos
- 2 colher de chá de sementes de coentros
- 2 colheres de chá de cominhos em pó (ou sementes, na altura usei em pó)
- 200ml de azeite virgem extra
- 1 colher de sopa de sal


Preparação:
Previamente assadeiro o pimento, coloquei-o no forno a 200ºC e deixei assar até ficar escuro. Retirei do forno e coloquei dentro de um saco plástico fechado. O calor dentro do saco fará com que seja mais fácil retirar a pele ao pimento. Deixe-o arrefecer dentro do saco. Depois é só passar por água, tirar a pele e limpar as sementes.

Num picador coloque o pimento assado, os dentes de alho descascados, os coentros frescos bem limpos, as sementes de coentros, os cominhos, o sal e as malaguetas. Triture tudo muito bem, será complicado pois irá transformar-se numa pasta muito grossa. Adicione metade do azeite e triture mais uma vez. Por último adicione o restante azeite e volte a triturar.
Rectifique os temperos.

Coloque num frasco dentro do frigorífico ou então congele em couvetes do gelo, assim ficará com pequenos cubos deste molho cheio de sabor. 
Se misturarem manteiga com algumas colheradas de harissa e algumas ervas frescas, ficam com uma manteiga aromatizada maravilhosa. 
Excelente também para temperar carne para grelhar.
Espero que gostem.