Pescada à Bulhão Pato com Batatinhas a Murro

A minha avó está doente. Desde Outubro que não é a mesma pessoa. São muitas as vezes que foi para as urgências, desde essa altura já levou inumeras transfusões de sangue e, se nos primeiros tempos aguentava 3 semanas entre transfusões, agora está nos 10 dias. A anemia está de uma forma que nem vos sei explicar e nenhum médico nos dá uma solução. Ninguém percebe o porquê dos valores.
Hoje de manha desmaiou no WC de casa dos meus pais. A saturação dos pulmões estava nos 93%, a anemia em níveis muito perigosos. Vivemos com o coração nas mãos. 
A minha avó perdeu toda a alegria, é uma pessoa cansada, marcada por todos estes problemas. A minha avó sobreviveu a dois cancros, lutou e venceu-os. É uma guerreira mas neste momento está cansada. E a mim caiu-me a ficha.
Olho para as fotos que tiramos nas férias de verão e não entendo como em tão pouco tempo a minha avó ficou assim. Não percebo o que se passou, o que aconteceu e o que despoletou tudo isto. 
Sinceramente hoje sinto-me muito triste. Desculpem o desabafo mas por aqui andamos assim.


Ingredientes:
- 4 lombos de pescada
- sal e pimenta q.b.
- azeite a gosto
- 4 dentes de alho
- sumo de 1 limão
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 1 molho de coentros frescos

Batatinhas a murro:
- 8 batatinhas pequenas
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal q.b.


Preparação:
Lave muito bem as batatinhas. Leve-as a cozer em água temperada de sal.
Entretanto ligue o forno a 200ºC.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e coloque-as sobre um pano lavado. Com a ajuda do pano, para não se queimar, dê uns murros nas batatas para estas abrirem.
Coloque-as numa pequena assadeira. Regue com o azeite e com os dentes de alho bem picadinhos. Leve ao forno para ficarem um pouco mais crocantes e absorverem o sabor do azeite e do alho.

Tempere os lombos de pescada com sal, pimenta, alhos esmagados e regue com o sumo de limão. Deixe marinar um pouco.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deixe aquecer. Cozinhe os lombos de pescada de um lado, vire-os e adicione o vinho branco. Deixe cozinhar até o peixe estar pronto e o álcool ter evaporado.
Polvilhe com os coentros picados e sirva com as batatinhas a murro.
Bom apetite.