Borrego com especiarias e grão

Vamos começar mais uma semana? Tem de ser.... 
O fim de semana voou e, se no sábado ainda esteve um dia razoável, no domingo estava óptimo para dormir a sesta! A chuva e o vento lá fora e nós no aconchego do lar, estávamos mesmo bem. Aproveitei para adiantar algumas coisas. Os legumes para as saladas ficaram prontos (podem ver aqui como faço), as bolachas para esta semana também foram preparadas ontem (fiz esta receita e outra que depois partilho com vocês) ainda preparei uns pan au chocolat para o nosso lanche ajantarado que ficaram uma maravilha. Foi um dia "animado", como podem ver.
Hoje, começamos a semana com uma receita demorada. Eu sei que a maioria de vocês não tem tempo durante a semana para preparar receitas destas mas eu não podia deixar de partilhar com vocês porque foi um prato que fiz e que nos agradou imenso. Guardem a receita e experimentem no fim de semana, é uma excelente forma de comer borrego. 
E agora desejo-vos uma excelente semana (apesar de a segunda estar já mais perto do fim ehehehe).


Ingredientes:
- 1 pá de borrego pequena
- 1 colher de chá de sementes cominhos
- 1 colher de chá de sementes coentros
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 250ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1 malagueta fresca
- 1 limão
- 300gr de grão de bico cozido
- 1 molho de coentros frescos


Preparação:
Numa almofariz ou num picador pequeno, coloque as sementes de cominhos e as sementes de coentros e pique até ficarem em pó.
Corte o borrego em pedaços mais pequenos e polvilhe-os com as sementes em pó.
Aqueça um tacho com um fio de azeite e sele a carne de todos os lados.
Retire o borrego e no mesmo tacho coloque as cebolas picadas, deixe-as cozinhar um pouco. Adicione depois os alhos picados finamente e envolva bem.
Quando a cebola começar a ficar com um aspecto um pouco cozinhada, mas sem ganhar cor, adicione a polpa de tomate e a massa de pimentão. Envolva bem.
Regue com o vinho branco e deixe ferver.
Volte a colocar o borrego no tacho. Tempere com sal e a malagueta fresca picada (eu retiro as sementes porque não gosto de muito picante, só um "calorzinho").
Por fim adicione a raspa e o sumo de limão.
Deixe ferver e baixe o lume para o mínimo, deixe cozinhar até o borrego se começar a desfazer (demorou cerca de 1 hora).

Nessa altura, retire o borrego e com a ajuda de dois garfos desfaça-o para lhe retirar os ossos. Volte a colocar no tacho e junte o grão de bico previamente cozinhado.
Cozinhe mais uns 20 minutos. E não se esqueça de rectificar os temperos.
Quando estiver pronto polvilhe com os coentros picados.
Sirva com arroz Bom Sucesso Aromático que, para mim, fica perfeito com este tipo de pratos.
Bom apetite.