Cestinhas merengadas de limão

Mais um fim de semana que se aproxima e este prometer ser bastante molhado e frio. É verdade que nos últimos tempos têm sido quase todos assim, mas pelos alertas, vai ser mesmo um fim de semana para estar por casa.
Por cá, temos uma festa de aniversário no sábado e o domingo será para descansar. Mas como sempre, há lugar para um docinho, porque é fim de semana, porque nos apetece ou apenas porque sim. Um docinho não irá faltar com toda a certeza. Quando estava a pensar na sugestão para vos apresentar hoje, lembrei-me destas cestinhas feitas com massa filo, com recheio de curd de limão e merengue no topo. São deliciosas, crocantes, doces, com um travo de acidez do limão. Com toda a certeza irei repetir esta receita.
Espero que vocês gostem. Aproveitem bem o fim de semana e sejam muito felizes.


Ingredientes: (para a base crocante)
- 3 folhas de massa filo
- 3 colheres de sopa de manteiga
- açúcar q.b.

Para o curd de limão:
- 3 limões (sumo e raspa)
- 160gr de açúcar
- 75gr de manteiga
- 3 ovos

Para o merengue:
- 3 claras de ovo
- 150gr de açúcar em pó


Preparação:
Corte a massa filo em quadrados, com cada folha de massa consegui 8 quadrados.
Derreta a manteiga para pincelar a massa. 
Proceda da seguinte forma: 
- pegue num quadrado de massa, pincele-o com manteiga e polvilhe com açúcar, sobreponha outro quadrado de massa, pincele com manteiga e polvilhe com açúcar, repita até ter 4 quadrado de massa. Com a massa, forre formas de queques para fazer as cestinhas. Esta quantidade rendeu-me seis cestinhas.

Antes de ir ao forno volte a pincelar a massa com manteiga. 
Coloque as cestinhas no forno, preaquecido a 180ºC. Quando estiverem com cor, retire as cestinhas de massa das formas de queques e vire-as com o fundo para cima, desta forma irá cozer melhor o fundo que pode ainda estar húmido. Quando estiverem cozidas retire do forno.

Prepare o curd de limão:
Numa caçarola coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa de limão.
Leve a lume brando mexendo sempre até derreter a manteiga e o açúcar dissolver.
À parte bata os ovos. Bata-os muito bem.
Junte os ovos em fio ao preparado de manteiga e açúcar, batendo sempre para os ovos não cozerem, queremos um creme e não ovos mexidos.
Leve novamente ao lume até engrossar, sempre a mexer. Retire do lume e deixe arrefecer.

Prepare o merengue:
Bata as claras com o batedor até obter picos suaves. Acrescente o açúcar e continue a bater até o merengue estar brilhante.

Montagem:
Em cada cestinha de massa filo coloque um pouco de curd de limão (2 ou 3 colheres de chá de creme). Cubra com o merengue, pode coloca-lo num saco de pasteleiro ou então com uma colher, é só colocar por cima do creme.
Leve novamente as suas cestinhas ao forno até o merengue ganhar cor.
Sirva frio e delicie-se.

Bom apetite e bom fim de semana!