quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tocino del cielo

Se em Portugal existe o Toucinho do Céu, um pudim rico de gemas e amêndoa, em Espanha existe o Tocino del Cielo. É muito simples de preparar, basicamente são ovos e calda de açúcar.
É uma delícia e muito calórico. Mas como um dia não são dias, numa sexta feira temática, da minha cozinha sairam uns deliciosos tocinos del cielo.


Ingredientes: (para duas pessoas)
- 3 gemas 
- 125gr de açúcar
- 125ml de água
- caramelo q.b.
- amêndoa torrada para decorar

Preparação:
Ligue o forno nos 170ºC.
Num tachinho coloque a água e o açúcar. Leve ao lume para formar uma calda. Quando ferver, coloque em lume brando, conte 3 minutos e desligue.
Numa tigela bata as gemas e em fio (mas sempre a bater com o batedor de varas manual) acrescente a calda.

Eu usei ramekins para cozer os nossos mini tocinos del cielo, podem cozer até em formas de quequer. Unte cada forma com caramelo líquido, use de compra ou caseiro como preferir (eu uso sempre caseiro). Verta o preparado para as formas, dividindo mais ou menos a mesma quantidade para cada um.
Coloque os ramekins num tabuleiro de ir ao forno e encha de água quente até meio dos ramekins para cozer os pudins em banho maria.
Leve ao forno durante 35 minutos, pode ser necessário tapar com alumínio para não queimar. No final desse tempo espete um palito para ter a certeza que estão cozidos, pode precisar de mais alguns minutos.
Deixe os pudins arrefecer um pouco e desenforme. Antes de servir polvilhe cada pudim com amêndoa torrada.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Excelente aspecto.
    Que bom!!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sempre uma delícia, como tudo par aqui :D è mesmo divinal e eu gosto mesmo quando o caramelo está a caminhar para o ponto de açúcar 11 ^^ o ponto queimadinho hehe :p

    ResponderEliminar
  3. Por acaso associo mais a bolo do que a pudim! Esses individuais estão tentadores :)

    ResponderEliminar