Assado de outono

As refeições, por cá, têm sido muito simples. A vontade de ligar o forno é muita, talvez por causa do frio, por isso os pratos de assados são muitas vezes os escolhidos. São tão práticos, quase toda a atenção é dada quando preparamos o tabuleiro, depois colocamos no forno e deixamos que a magia aconteça, tendo apenas de rectificar temperos e verificar que não queime. No final temos um delicioso jantar pronto e pelo meio conseguimos ter tempo para outras coisas.
Este assado foi uma dessas refeições, preparado com batata e batata-doce ficou delicioso. Ainda fiquei com sobras de frango que congelei para mais tarte usar numa receita de aproveitamentos. 
Espero que gostem desta sugestão.


Ingredientes:
- 3 pernas de frango (perna + coxa)
- 2 batatas
- 2 batatas-doces
- 1 cebola roxa
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- 1 colher de chá de flocos de piri piri 
- 1 colher de chá de paprika
- 2 folhas de louro
- 100ml de azeite
- 50ml de vinho branco


Preparação:
Comece por preaquecer o forno a 200ºC.
Num tabuleiro coloque a cebola roxa às rodelas e os alhos picados. Por cima disponha o frango, as pernas separadas das coxas torna mais fácil a cozedura.
À volta do frango disponha as batatas e as batatas-doces, descascadas e partidas em gomos grandes.
Tempere tudo com sal, flocos de piri piri e a paprika. Adicione as folhas de louro.
Regue tudo com o azeite e o vinho branco.
Leve o tabuleiro ao forno tapado por alumínio. No total, o tempo de cozedura foi de 50 minutos, mas pelo meio deve virar o frango, rectificar os temperos. A 10 minutos do fim retirei a folha de alumínio e liguei o grill do forno para que ganha-se cor.
Sirva com uma salada verde.
Bom apetite!