Jantar de petiscos com calamares crocantes e camarão salteado

Quando penso no menu da semana tento sempre colocar algo diferente para o jantar de sexta. Na semana passada fiz mais um jantar de petiscos, para além de ser algo que adoramos é, também, óptimo para gastar pequenas sobras que tenhamos no frigorífico/congelador. 
Para além de algumas coisas muito simples e que já se encontra no blog, preparei também uns calamares de forma simples (sem polme) mas que ficaram muito crocantes por fora e macios por dentro e uns camarões salteados.
Para além dos calamares fiz também uns panadinhos. Tinha dois panados de frango perdidos no congelador, cortei-os em pedaços pequenos e fritei. Servi com limão.
Tinha meia dúzia de ovos de codorniz no frigorífico, cozi-os e fiz temperados (receita aqui).
Assei meio chouriço de carne. Piquei-o com um garfo e coloquei-o numa assadeira. Levei ao forno a 180ºC até estar no ponto.
Costumo ter no congelador estas pequenas baguetes que compro na Makro. É só retirar do congelador e colocar no forno até estar cozida.
Para terminar deixo-vos a receita dos calamares e a dos camarões. Tudo muito simples de preparar.
Votos de bom feriado para todos.


Calamares crocantes
Ingredientes:
- algumas lulas já limpas (usei 5 pequenas)
- flor de sal q.b.
- farinha de milho
- sal e pimenta q.b.
- meia colher de chá de paprika
- meio limão

Preparação: 
As lulas que usei eram congeladas. Retirei do congelador e deixe descongelar em água fria ( a água muito quente pode começar a cozinhar as lulas e deixá-las rijas).
Quando estiverem descongeladas corte-as em rodelas não muito finas. Tempere com um pouco de flor de sal e deixe repousar um pouco numa tigela (5 minutos).
Passados esses minutos escorra bem as lulas para se livrar da água que foi libertada entretanto.
Num prato coloque a farinha de milho, usei umas quatro ou cinco colheres de sopa. Tempere a farinha com sal, pimenta e a paprika. Passe as lulas pela farinha temperada, de forma a ficar bem coberta por farinha. 
Frite as argolas em óleo bem quente até ficarem crocantes (3 ou 4 minutos será suficiente). Sirva com limão.

Camarão Salteado
Ingredientes:
- 200gr de miolo de camarão
- sal q.b.
- 2 dentes de alho
- 1 malagueta fresca
- sumo de um limão
- azeite q.b.

Preparação:
Usei miolo de camarão congelado que deixe descongelar durante uns minutos. Depois, com a ajuda de uma faca retirei a tripa.
Coloque os camarões numa tigela e tempere com sal, os alhos esmagados, a malagueta cortada e sumo de limão. Deixe marinar um pouco.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e cozinhe os camarões durante alguns minutos.
Sirva de imediato.