Bolo de chocolate delicioso

É verdade que, para mim, não é precisar ser fim de semana para eu partilhar com vocês uma receita docinha. Mas uma simpática leitora - a Fátima, pediu-me uma receita de bolo de chocolate que fosse fácil de fazer mas delicioso. Eu adoro ajudar os meus leitores e por isso não podia deixar de o fazer desta vez. Felizmente tinha a receita perfeita, já testada e fotografada, só ainda não a tinha partilhado, estava em lista de espera. Este bolinho fica fofo mas húmido ao mesmo tempo e é perfeito para o pequeno almoço de fim de semana, para o lanche ou para acompanhar o café. 
Com este frio quem é que não gosta de um café/chá e uma fatia de bolo? Eu adoro!
Bom fim de semana para todos. Espero que a Fátima (e não só!) experimente e goste da minha receita.


Ingredientes:
- 250gr de farinha de trigo 
- 250gr de açúcar
- 100gr de cacau em pó
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa rasa de café instantâneo
- 200ml de leite
- 100ml de óleo
- 200ml de água a ferver
- 2 ovos


Preparação:
Comecem por ligar o forno nos 180ºC. O facto de o forno estar à temperatura cerca quando colocamos o bolo a cozer é muito importante. Por isso comecem sempre por aquecer o forno.

Numa tigela coloquem os ingredientes secos - a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento e o café. Peneirem tudo ou façam como eu, com um batedor de varas manual batam tudo. Isto faz com que misture os ingredientes secos e se tiver algum grumo ele irá desaparecer. 

À parte, noutra tigela, vamos misturar os ingredientes líquidos. Então, coloquem o leite, o óleo e os ovos. Juntem esta mistura aos ingredientes secos, com a batedeira sempre a bater.
Por fim, adicionem a água a ferver, com a batedeira na velocidade mais baixa, batendo sempre para ficar tudo bem envolvido.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Eu usei uma forma redonda de abrir com 18cm de diâmetro.
Verta o preparado do bolo para dentro da forma e coloquem no forno.
Nos primeiros 20 minutos nunca devem abrir a porta do forno, porque se entrar ar pode estragar-vos o bolo. Depois deste tempo, estejam de olho porque podem precisar de o tapar com folha de alumínio. No meu forno demorou cerca de 40 minutos a ficar cozido.

Quando estiver pronto, retirem do forno e deixem arrefecer.
Polvilhem com açúcar em pó antes de servir.

Espero que gostem.
Bom fim de semana!