Pão de forma normal - Receita em vídeo


Como já é do vosso conhecimento, todas as semanas faço pão. Mais do que uma vez por semana e tipos diferentes de pão. Desde o pão que não é necessário amassar, de fermentação natural, passando por bagels, english muffins, pães doces e, ultimamente, tenho preparado pães de forma, normais e de multicereais. Fazer pão dá-me imenso prazer e gosto de partilhar convosco o que vou fazendo.
Muito gente considera de imediato que fazer pão dá imenso trabalho. Eu não consigo concordar... É verdade que ter uma batedeira planetária ajuda imenso e é um dos meus conselhos. Se gostam de fazer bolos e pães, invistam numa batedeira do género. Nem é necessário ir àquelas marcas xpto. A minha é do Lidl e tem imensos anos (já nem vendem aquele modelo). A da minha mãe também é do Lidl, mais recente e mais potente (e não, isto não é publicidade ao Lidl, é a minha modesta opinião, baseada na minha experiência). São óptimas, trabalham muito bem e eu retiro o máximo que consigo delas, amassar pão é um desses proveitos.
Bem, este post vem acompanhado de um vídeo onde vos mostro tudinho sobre o pão de forma, mas qualquer dúvida, disponham.


Ingredientes:
- 150gr de água
- 150gr de leite
- 35gr de manteiga
- 440gr de farinha de trigo
- 7gr de fermento desidratado para pão ou 20gr de fermento fresco também para pão
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar

Preparação:


Numa taça coloque a água, o leite e a manteiga e aqueça durante uns segundos, no microondas, de forma à manteiga amolecer e o líquido ficar morno (apenas morno, não pode estar muito quente porque mata o nosso fermento).
Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o sal de um lado e o fermento do outro. Comece a trabalhar e adicione os líquidos. Depois de formar uma bola, deixe a batedeira a trabalhar a massa durante 10 minutos. Se estiver a fazer a massa à mão, trabalhe-a até ficar bem lisa e elástica.

Unte uma taça lavada com um pouco de azeite e passe a massa para essa taça. Cubra com película aderente e deixe levedar até dobrar de tamanho (eu não ligo a horas, porque depende muito da temperatura e humidade que esteja na sua cozinha, mas diria que duas horas poderá ser suficiente).

Depois da massa levedada, coloque-a na bancada polvilhada com farinha e e abra-a num rectângulo com o mesmo comprimento da forma. As medidas da forma que usei são: 25cm de comprimento, 8cm de altura, 9cm de profundidade.
Enrola como se fosse uma torta, apertando bem, e passe-a para a forma forrada com papel vegetal. 
Volte a cobrir com a película aderente, mas desta vez aconselho untar a película com um pouco de azeite ou óleo.
Deixe levedar novamente, desta vez até passar um dedo o limite da forma.

Entretanto pré-aqueça o forno a 190ºC. Assim que a massa tiver levedado, retire a película com cuidado e coloque no forno durante uns 35 minutos.
Deixe arrefecer completamente antes de fatiar e aproveite as suas torradas/tostas com um delicioso pão de forma caseiro.



0 comentários:

Publicar um comentário