segunda-feira, 4 de maio de 2020

Como Fazer Bagels Perfeitos

Continuamos a saga do pão caseiro. Para além do pão fatiado, que faço todas as semanas (às vezes até mais do que uma vez por semana) e que por estas alturas estou a fazer com fermentação natural, tenho também preparado uns pães diferentes e bagels estão no topo dos meus preferidos. Como muita gente pediu para ensinar como faço, decidi gravar um vídeo para vos mostrar todos os pormenores e dicas.
Em relação à fermentação natural, não sou minimamente especialista, mas tenho feito uns pães que me agradam imenso. Se quiserem posso tentar gravar um vídeo a mostrar como fiz todos os processo para obter o fermento natural e outro vídeo a mostrar como faço o pão. Temos gostado imenso, fica super saboroso.
Mas hoje temos os bagels, que são igualmente maravilhosos. Que bela forma de começar a semana.


Ingredientes: 
- 375gr de farinha de trigo sem fermento (usei farinha de espelta mas podem usar T65 de trigo)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 7gr de fermento desidratado para pão ou 20gr de fermento fresco
- 210gr de água morna
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 clara de ovo
- sementes a gosto 

Preparação:


Apesar de explicar aqui a preparação, aconselho a assistir ao vídeo para verem todo o processo ao pormenor e ainda todas as dicas que tenho para vos dar.

Coloque na taça da batedeira a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e a água. Ligue a batedeira e misture os ingredientes. Nesta altura junte o azeite, volte a ligar a batedeira e deixe a amassar durante uns 7 minutos, até ficar uma massa bem lisinha e elástica. Pode fazer a massa à mão, deverá amassar durante uns 10 minutos.
Coloque a bola de massa numa taça untada com um pouco de azeite, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar de tamanho.

Polvilhe farinha sobre a bancada de trabalho. Coloque a massa sobre a farinha e divida em partes iguais. Eu prefiro pesar para ficarem todos do mesmo tamanho, faço então pedacinhos de massa com 85/90gr cada um.
Depois da massa dividida, forme bolinhas bem lisinhas. Disponha-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhe-as com um pouco de farinha e calque-as para formar discos. Depois com um cortador de bolachas pequenino, corte o meio para ficar com o buraco típico.
Cubra a massa com um pano e deixe repousar durante 15 minutos. 

Entretanto leve um tacho ao lume com água para ferver e aqueça o forno a 180ºC.
Quando a água ferver, adicione os bagels com muito cuidado e deixe-os cozer durante 35/40 segudos. Retire-os e disponha-os novamente no tabuleiro forrado com papel vegetal. 
Repita até terminar todos os bagels.

Pincele-os com a clara de ovo e polvilhe com as sementes.
Leve ao forno até ficarem douradinho, deverá demorar cerca de 15 minutos, mas depende de forno para forno.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário