terça-feira, 24 de março de 2020

Pão de Espelta e Sementes - #QuarentenaNaCozinha

Na semana passada, quando fiz um vídeo a contar-vos que estamos de quarentena, levantei algumas questões sobre se vocês acham que devo continuar com as receitas e os vídeos normais. Recebi imenso feedback por várias formas (comentários no vídeo, emails, mensagens no facebook e no Instagram). Desculpem ainda não ter respondido a toda a gente, mas sentia-me tão em baixo que nem conseguia. Ontem senti-me melhor e resolvi começar algo novo, por forma a responder a alguns pedidos vossos. 
Então, algumas pessoas pediram-me para partilhar receitas do nosso dia a dia em quarentena, pediram para publicar nos stories. Achei uma óptima ideia e assim nasceu o #QuarentenaNaCozinha. Este pão saiu ontem, nos stories do meu Instagram (sigam-me AQUI) e vai ficar nos meus destaques. Mas como quero que toda a gente tenha acesso à receita, decidi partilhar por aqui também e ainda vai sair no canal!
Eu achei piada a este tipo de vídeos, simples, descomplicados, para partilhar convosco algumas receitas. Digam-me o que acham.
Não prometo receitas novas todos os dias, nos stories, mas prometo partilhar algumas (também não vos quero enjoar). Para já temos este maravilhoso pão.


Ingredientes:
- 500gr de farinha de espelta (podem usar a mesma quantidade de farinha de trigo normal)
- 7gr de fermento seco para pão
- 1 colher de chá de sal
- 400ml de água morna
- sementes a gosto, usei 2 colheres de sopa de abóbora, 1 colher de sopa de linhaça castanha e 1 colher de sopa de linhaça dourada (mais algumas para polvilhar)

Preparação:


Numa taça coloque a farinha, as sementes, o fermento de um lado e o sal do outro. 
Abra uma covinha no meio e coloque a água.
Misture tudo com a colher de pau (não é necessário amassar, apenas misturar).
Tape com película aderente ou com um pano e coloque a massa a levedar durante pelo menos 1 hora (a minha levedou 2 horas).

Entretanto ligue o forno nos 190ºC e dentro dele coloque um tacho de barro com tampa (eu desta vez coloquei uma forma de bolo inglês). 
Quando o forno atingir a temperatura desejada, retire a forma com muito cuidado, forre com papel vegetal e polvilhe com farinha. Coloque a massa na forma e polvilhe com algumas sementes. Deve depois tapar, se usar um tacho que possa ir ao forno, tape com a tampa própria, senão faça como eu e cubra com uma folha de papel vegetal húmida (molhei normal e apertei para retirar o excesso de água). Desta forma o papel vegetal húmido vai dar humidade à massa. Espero ter-me feito entender :)
Depois foi só levar ao forno por 35 minutos e passado esse tempo, destapar e deixar no forno mais 10 minutos para ganhar uma boa crosta (este último tempo depende se gosta do pão mais ou menos dourado, eu costumo deixar uns 15 minutos porque gostamos dele assim).

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade. Depois está pronto a ser fatiado.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário