segunda-feira, 25 de maio de 2020

Pão de forma multicereais - Receita em vídeo

Na semana passa trouxe-vos a receita do pão de forma normal e ficou a promessa de hoje publicar a receita do pão de forma multicereais. Cá estou eu, uma cumpridora de promessas.
Este pão de forma é maravilhoso! Fica super macio e bem saboroso. Se o pão de forma normal, que podem consultar a receita com vídeo AQUI, é bom (que é!), este é ainda melhor. Garanto-vos!
Espero que gostem da sugestão e que experimentem. 


Ingredientes:
- 60gr de mistura de sementes de chia, linhaça dourada e linhaça castanha
- 100ml de água

- 420gr de farinha de trigo
- 7gr de fermento para pão seco ou 20gr de fermento fresco
- 1 colher de chá de açúcar
- 150gr de água
- 50gr de manteiga
- 10gr de sal
- 40gr de floco de aveia 

- 1 clara de ovo para pincelar
- sementes a gosto para polvilhar

Preparação:


Vamos começar por hidratar as sementes de linhaça e de chia. Numa pequena taça coloque as 60gr dessas sementes e junte os 100ml de água. Misture bem e deixe hidratar, por pelo menos, 1 hora.

À parte, junte a água com a manteiga e aqueça durante uns segundos, no microondas, de forma à manteiga amolecer e a água ficar morna (apenas morna, não pode estar muito quente porque mata o nosso fermento).
Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o sal de um lado e o fermento do outro. Junte os flocos de aveia, as sementes já hidratadas e o líquido morno (água e manteiga). Comece a trabalhar e veja se a mistura necessita de mais água. Como vos mostrei no vídeo, tive de acrescentar mais 4 colheres de sopa de água para dar o ponto da massa.
Depois de formar uma bola, deixe a batedeira a trabalhar a massa durante 10 minutos. Se estiver a fazer a massa à mão, trabalhe-a até ficar bem lisa e elástica.

Unte uma taça lavada com um pouco de azeite e passe a massa para essa taça. Cubra com película aderente e deixe levedar até dobrar de tamanho (eu não ligo a horas, porque depende muito da temperatura e humidade que esteja na sua cozinha, mas diria que duas horas poderá ser suficiente).

Depois da massa levedada, coloque-a na bancada polvilhada com farinha e e abra-a num rectângulo com o mesmo comprimento da forma. As medidas da forma que usei são: 28cm de comprimento, 9cm de altura, 11cm de profundidade.
Enrola como se fosse uma torta, apertando bem, e passe-a para a forma forrada com papel vegetal. 
Volte a cobrir com a película aderente, mas desta vez aconselho untar a película com um pouco de azeite ou óleo.
Deixe levedar novamente.

Entretanto pré-aqueça o forno a 190ºC. Assim que a massa tiver levedado, retire a película com cuidado, pincele com a clara de ovo e polvilhe com sementes e flocos de aveia.
Coloque o pão no forno durante uns 35 minutos.
Deixe arrefecer completamente antes de fatiar.

1 comentário: