terça-feira, 19 de maio de 2020

Espetadas de Peixe (salmão e perca)

Eu adoro estes dias ensolarados e com temperaturas mais agradáveis. Ligar a churrasqueira quer para uma refeição de peixe, quer de carne. Acho que era capaz de, no verão, viver apenas de churrasco e saladas. ADORO! Felizmente estes dias estão mesmo a pedir este tipo de comida. Por isso decidi preparar umas espetadas de peixe. Fui às compras e pedi uns lombinhos de salmão e de perca. Em casa cortei em cubinhos, temperei e formei as espetadas. Simples assim, mas absolutamente delicioso.


Ingredientes para 3 espetadas:
- 2 lombinhos de salmão
- 1 lombinho de perca
- sal e pimenta q.b.
- 4 dentes de alho picados
- sumo de 1 limão
- batatinhas novas
- 1/2 couve coração
- azeite q.b.
- 1 limão para servir
- 1 raminho de salsa picada


Preparação:
Comece por cortar o peixe em cubinhos. Coloque numa taça, tempere com sal, pimenta, 2 dentes de alho picados e o sumo de limão. Envolva bem e deixe marinar um pouco.

Eu descasquei as batatas porque estavam com a pele bastante estragada, mas pode fazer com a batata com pele. Coza-as inteiras em água a ferver temperada com sal, apenas durante uns breves minutos, não deixe as batatas cozinhar demasiado para depois conseguir saltear.

Corte a couve em juliana, lave bem e leve a cozer em água, também temperada com sal, durante 5 minutos. Retire, escorra e reserve.

Coloque o peixe em espetos, alternando o salmão com a perca. Ligue o grelhador (de fogão, eléctrico ou mesmo churrasqueira), deixe aquecer bem e cozinhe as espetadas. Se tiver medo de colar, pode pincelar as espetadas com um pouco de azeite.
Enquanto o peixe cozinha aqueça uma frigideira com um bom fio de azeite e um dente de alho picado. Acrescente a couve e deixe saltear. Pode rectificar o tempero de sal e até juntar um pouco de pimenta.

Faça o mesmo para as batatas. Aqueça uma frigideira com azeite e um dente de alho e adicione as batatas. Deixe-as ganhar um pouco de cor de um lado, vire e faça o mesmo do outro.

Sirva as espetadas com rodelas de limão e polvilhe com salsa picada. Acompanhe com as batatinhas e a couve salteada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário