Pão de Espelta e Sementes


Sempre que partilho, nas redes sociais, fotos do meu pão caseiro, vocês pedem-me receitas. Mas a verdade é que a receita nunca varia muito. Aprendi há uns anos a receita de Pão da Titá, que a Joana Roque partilhou no blogue dela e, desde aí, faço o meu pão tendo essa como base.
Entretanto também aprendi uma outra receita, que já partilhei com vocês em vídeo (podem ver AQUI) de pão de espelta mas amassado na batedeira. O que faço muitas vezes é pegar numa ou noutra receita, ou até juntar as duas e usar o que tenho em casa (farinha de espelta, de trigo, integral, de sementes, de aveia, etc) e vou variando assim os meus pães.
Desta vez saiu um pão de espelta com sementes, que levou um pouco de azeite na massa e xarope de agave (que é totalmente opcional, ou podem substituir por mel). O xarope de agave 'alimentou' o fermento e acho que conferiu um aroma diferente à massa. Eu gostei muito.
Aqui fica a receita que tanto pediram, eu espero que vocês gostem.


Ingredientes:
- 500gr de farinha de espelta Bio (compro no Aldi ou no Lidl)
- 7gr de fermento seco para pão
- 1 colher de chá de sal
- 400ml de água morna
- 1 colher de sopa de xarope de agave (podem usar mel, ou até omitir)
- 1 colher de sopa de azeite
- 100gr de sementes de girassol, de abóbora, de chia e de linhaça (ou a mistura que mais gostar)


Preparação:
Numa taça coloque a farinha, as sementes (reserve um pouco para depois polvilhar por cima do pão) e o sal. 
À parte, dissolva o fermento na água morna com o xarope de agave. Deixe o fermento activar uns 10 minutos ou até começar a fermentar e aparecer umas bolas à superfície. Nessa altura acrescente à farinha. Junte ainda o azeite.
Misture tudo com a colher de pau (não é necessário amassar, apenas misturar).
Tape com película aderente ou com um pano e coloque a massa a levedar durante pelo menos 1 hora (a minha levedou 4 horas).

Entretanto ligue o forno nos 200ºC e dentro dele coloque um tacho de barro com tampa (eu desta vez coloquei uma forma de bolo inglês). 
Quando o forno atingir a temperatura desejada, retirei a forma com muito cuidado, polvilhei com farinha e coloquei a massa dentro. Polvilhei a massa com as sementes que reservei e depois cobri com uma folha de papel vegetal húmida (molhei normal e apertei para retirar o excesso de água). Desta forma o papel vegetal húmido vai dar humidade à massa. Espero ter-me feito entender :)
Depois foi só levar ao forno por 35 minutos e passado esse tempo, destapar e deixar no forno mais 10 minutos para ganhar uma boa crosta (este último tempo depende se gosta do pão mais ou menos dourado, eu costumo deixar uns 15 minutos porque gostamos dele assim).

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade. Depois está pronto a ser fatiado.
Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário