quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Back to basic #3 - Massa doce para tartes

A primeira semana a seguir às férias é, de facto, a mais dura do ano. Há compras para fazer, casa para limpar, muita roupa para lavar e posteriormente engomar, entre outros afazeres. É o regresso às rotinas, voltar aos menus da semana e a todas as pequenas coisas que compõem o nosso dia a dia ao longo do ano. É incrível como em três semanas de férias perdemos completamente os hábitos. É tão mais fácil a adaptação às férias do que às rotinas. 
Mas, temos de ser fortes e voltar ao ritmo. Só assim conseguimos dar valor às pequenas coisas, férias incluídas. Confesso que já olhei para o calendário para perceber como estamos de feriados e fins de semana grandes até ao fim do ano!!!
Enquanto isso, partilho com vocês mais uma daquelas receitas básicas, óptimas para terem sempre à mão. 
Já há imenso tempo que não compro massas para tartes (excepção feita à massa folhada), gosto muito desta minha receita, é fácil de fazer e fica muito mais deliciosa do que qualquer massa de compra. Experimentem e depois digam-me o que acham.


Ingredientes:
- 150gr de farinha de trigo
- 50gr de açúcar
- 60gr de manteiga
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de água fria

Preparação:
Numa tigela coloque a farinha. Abra uma cova no meio e coloque o açúcar, a manteiga, a gema de ovo e a água. Amasse bem até ficar homogéneo. Se a massa estiver muito seca adicione um pouco mais de água fria.
Embrulhe a massa em película aderente e coloque-a no frigorífico até voltar a precisar dela.
Pode optar por congelar a massa e assim, quando precisar é só deixar descongelar.

1 comentário:

  1. É verdade, é tão fácil entrar nas férias mas depois para sair delas... :P
    Nunca faço massa para tartes caseira, mas adorei essa receita tão simples! Tenho de ver se experimento :)

    ResponderEliminar