quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Brunch de férias

Por aqui andamos a meio gás. Como vos disse, o meu marido entrou de férias e temos aproveitado ao máximo os nossos dias. Mas prometi que não vos abandonava completamente e por isso aqui estou com mais uma sugestão. Desta vez trago-vos não uma mas várias. É a mesa de um dos nossos brunch de férias. Adoro levantar-me e preparar estas iguarias. Não há melhor forma de começar o dia. E vocês, costumam preparar umas refeições assim?
Espero que gostem das minhas sugestões.


Panquecas
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 chávena de leite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento
- 4 colheres de sopa de açúcar
- manteiga q.b.

Preparação:
Numa taça coloque todos os ingredientes, menos a manteiga, e envolva tudo muito bem.
Leve ao lume uma frigideira com um pouco de manteiga, deixe aquecer bem e coloque uma concha de massa. Deixe cozinhar de um dos lados e quando começar a borbulhar, vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Deixe-a cozinhar do outro lado. Retire a panqueca e repita o processo até acabar a massa.
Eu fiz 5 panquecas, uma de cada vez, numa frigideira pequenina.
Coloque-as num prato e sirva com um frasco de compota e/ou creme de chocolate.

Iogurte Grego com framboesas
Ingredientes:
- 1 litro de leite do dia
- 1 iogurte natural
- adoçante a gosto, podem usar açúcar, mel ou fazer como eu e usar xilitol

Preparação:
Comece por levar o leite a lume e deixe aquecer até começar a fazer bolinhas de lado. Nessa altura retire do lume e passe o leite para um recipiente de vidro ou cerâmica. 
Deixe arrefecer até aos 45ºC. Se é como eu e não possui termómetro, use a dica que a Luarte ensinou. Coloque o dedo indicador no leite e se aguentar a temperatura por dez segundos, o leite está no ponto para receber o iogurte. 
Adicione então, o iogurte ao leite e bata com uma vara de arames. Nesta altura pode adoçar o iogurte. Eu usei o xilitol que me foi gentilmente oferecido pela MyProtein. 
Tape o recipiente com uma tampa ou um prato e embrulhe numa manta bem quentinha.
Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 1 minuto. Desligue o forno e coloque o vosso (futuro) iogurte dentro do forno. Deixe fermentar durante 12h, sem abrir a porta do forno. Esta é a parte em que precisamos ter paciência. Eu costumo preparar o iogurte à noite e deixo-o a fermentar até de manhã.
Passados as 12h devemos ter um iogurte gigante. Para quem quer iogurtes normais para nesta altura, mas para quem quer iogurte grego tem ainda um passo à fazer.

Para iogurte grego:
Coloque um coador grande ou um passador/peneira, sobre um recipiente bem lavado e seco. Dentro do coador coloque um pano de cozinha lavado, ou musselina. Coloque o iogurte dentro do pano. Tape com um prato e coloque dentro do frigorífico umas duas horas.
O que se pretende é que o iogurte largue o soro e fique consistente. 
Passado esse tempo, retire o iogurte e mexa-o. Pode colocar num frasco grande ou fazer como eu e dividir por frascos pequenos em doses individuais, prontos a irem connosco para qualquer lado.

Bolo de chocolate com frutos vermelhos
Ingredientes (para dois bolinhos):
- 2 ovos 
- 100gr de chocolate negro com pelo menos 50% de cacau
- 50gr de açúcar mascavado
- uma pitada de sal
- 50gr de manteiga + um pouco para a forma
- 50gr de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento em pó
- amoras e framboesas q.b.

Preparação:
Parta o chocolate, adicione a manteiga e derreta ambos. Pode fazê-lo no microondas ou em banho maria. Quando estiver derretido e com um creme homogéneo, adicione uma pitada de sal e envolva.
À parte, bata os ovos com o açúcar até começar a fazer espuma. Adicione a farinha peneira com o fermento e envolva bem. Por último junte o chocolate derretido e volte a envolver.
Unte a forma com manteiga. Esta massa dá um bolo pequenino, por isso usei uma forma de bolo inglês pequenina que comprei na Metalúrgica. 
Leve o bolo ao forno que deve estar pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozinhar, mas desligue-o ainda um pouco húmido no centro, nós gostamos mais dele assim.
Fica uma delícia.

Limonada com hortelã
Ingredientes:
- 3 limões
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 pernada de hortelã
- 1lt de água
- gelo q.b.

Preparação:
Esprema dois limões e coloque o sumo num jarro. Adicione o açúcar, a hortelã e o gelo. 
Lave o outro limão e corte-o às rodelas. Adicione ao jarro.
Complete com a água e mexa bem.
Prove e retifique, pode precisar de mais sumo de limão ou mais açúcar. 
Sirva a limonada bem fresca.

1 comentário: