Back to basic #2 - Doce de ovos

Costumo receber vários emails de leitores, com dúvidas, sugestões para o blog, entre outras coisas. Lembro-me de vários leitores me perguntarem como fazer doce de ovos em casa. Uns porque tinham receio do ponto do açúcar e de não funcionar, outros porque já tinham experimentado e tinham ficado com ovos mexidos. Posso-vos dizer que faço doce de ovos imensas vezes. Quando tenho muitos ovos até costumo fazer várias doses e congelo para usar mais tarde. Não é difícil, é apenas necessário alguma concentração e ter todos os ingredientes perto de si.


Ingredientes:
- 150ml de água
- 150gr de açúcar
- 6 gemas
- 1 pau de canela
- casca de limão


Preparação:
Leve ao lume um tacho com a água, o açúcar, o limão e a canela. Deixe ferver e formar assim uma calda (uns 4 minutos são suficientes). Depois de pronta, deixe arrefecer um pouco e retire o pau de canela e o limão.
À parte bata ligeiramente as gemas. 
Adicione a calda em fio e mexa sempre para não ficar com ovos mexidos.
Leve depois ao lume até engrossar, sem nunca parar de mexer. E esta pronto a usar.

Nota: Há uma coisa que costumo fazer e quero partilhar com vocês. Este doce de ovos engrossa, mas não o suficiente para, por exemplo, barrar as laterais de um bolo. Então, quando quero um doce de ovos mais consistente, adiciono uma colher de sopa de amido de milho às gemas. Bato bem para não ter grumos. Quando se leva ao lume, o doce engrossa mais e fica com a consistência que necessito para o bolo.
Façam da forma que mais desejarem, mas acreditem que depois de experimentarem fazer o doce de ovos em casa, nunca mais vão querer comprar.
Espero que gostem de mais este back to basic.