segunda-feira, 18 de julho de 2016

Mil folhas com framboesas

Espero que o vosso fim de semana tenha corrido bem. O meu, devido às altas temperaturas que se fizeram sentir, não correu da melhor forma. Senti-me cansada durante os dois dias e sem força para nada. 
Mas temos de mexer-nos e por isso lembrei-me de começar a semana com algo doce - uns mil folhas.
Já existe pelo blog uma outra versão. Na minha opinião é uma sobremesa fácil de fazer e que fica uma verdadeira delícia.
Espero que experimentem e que gostem.


Ingredientes:
- massa folhada
- 500ml de leite
- 6 gemas
- 1 pau de canela
- casca de 1 limão
- 2 colher de sopa de amido de milho
- 150gr de açúcar
- framboesas
- açúcar em pó q.b.


Preparação:
Utilizei massa folhada fresca, por isso foi só desenrolar e corta em rectângulos, todos com o mesmo tamanho. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloque outra folha de papel vegetal e um tabuleiro para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhada estar cozida e bem douradinha.
Entretanto faça o creme pasteleiro.
Leve ao lume um tacho com o leite, a canela e o limão. Deixe ferver. À parte bata as gemas com o amido de milho e o açúcar. Junte o leite em fio batendo sempre para as gemas não talharem. Leve o creme ao lume para engrossar. Este processo é moroso pois temos de estar sempre a mexer ou corremos o risco do creme colar no fundo do tacho e queimar. Retire do lume assim que tiver a consistência desejada e deixe arrefecer.

Quando a massa e o creme estiverem frios é só montar o mil folhas. Utilize um rectângulo de massa para a base, coloque creme, algumas framboesas frescas (ou outro fruto vermelho a gosto) e outro rectângulo de massa.
Antes de servir polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite.


3 comentários:

  1. Que delícia...
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que mil folhas fantástico,...imagino o delicioso sabor!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar