quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Bolinhas energéticas

Gosto de preparar snacks para levar connosco na bolsa, ou no carro e até para o Bruno levar quando vai andar de bicicleta. E estas bolinhas energéticas estão no topo da minha lista de preferências. Tenho várias receitas ou conjugações de sabor, mas a base é quase sempre pasta de tâmaras. Desta vez trago-vos umas com amendoim e coco ralado, mas fica a promessa que publicar umas com cacau e arandos secos que são uma delícia. 


Ingredientes:
- 15 tâmaras
- 1 chávena de aveia
- 1/2 chávena de amendoins
- 1/2 chávena de coco ralado + algum para enrolar


Preparação:
As minhas tâmaras eram um pouco duras e então decidi demolha-las em água quente, durante uns 30 minutos. Passado esse tempo, retirei as tâmaras da água (mas reservei um pouquinho da água de as demolhar), tirei os caroços e coloquei-as no mini processador (podem colocar no copo da varinha magica e triturar com ela). Processei até virar uma pasta e coloquei numa taça.

No mesmo processador coloquei a aveia e triturei até virar uma farinha. Acrescentei-a à pasta de tâmaras. E, mais uma vez, no processador coloquei os amendoins e triturei.
Juntei os amendoins e o coco à pasta de tâmaras e aveia e misturei tudo muito bem. Como a minha pasta estava um pouco seca, acrescentei um pouquinho da água de demolhar as tâmaras (uma colher de sopa, mais ou menos). Misturei bem e formei as bolinhas.
Passei todas as bolas por coco ralado e guardei numa caixa hermética no frigorífico.
Nota: se vocês tiverem um processador de alimentos grande, não precisam estar a fazer por etapas, podem processar as tâmaras, juntar logo os amendoins e a aveia e processar tudo junto. Eu tenho um e faço muitas vezes nele, dá imenso jeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário