sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Lombinho de porco com limão e ervas, acompanhado por puré

Na minha rua já cheira a férias, mas aqui em casa continuamos na luta (e em contagem decrescente, já faltou mais). Praticidade é palavra de ordem, refeições fáceis, rápidas, mas que sejam deliciosas e saudáveis. É isto que procuro no meu dia a dia.
Com um lombinho de porco para ser cozinhado, resolvi juntar-lhe uns sabores simples como as ervas de provence e o limão, algo que eu acho que fica muito bem com a carne de porco. E é isto que vos trago hoje, uma receita deliciosa para entrarmos no fim de semana com o pé direito.


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco
- sal e pimenta q.b.
- 2 dentes de alho bem picadinho
- 1 limão
- 2 colheres de chá de ervas de provence
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sopa de azeite

Para o puré:
- 300g de couve flor
- 1 batata grande
- sal q.b.
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de manteiga
- pimenta q.b.
- noz moscada a gosto

Preparação:
Coloque o lombinho de porco numa travessa (ou alguma outra coisa funda). Tempere-o com sal e pimenta. Acrescente as ervas de provence, os alhos bem picadinhos e a folha de louro.
Junte a raspa do limão e regue com o sumo do mesmo. Misture bem para que toda a carne receba temperos, tape com película e deixe marinar, no mínimo, 45 minutos (o ideal seria de um dia para o outro).

Na hora de cozinhar, aqueça muito bem uma frigideira alta com o azeite. Acrescente a carne e sele-a de todos os lados (a ideia é deixar a carne ganhar cor), sempre em lume alto. Não baixe o lume, pois isso fará com que a sua carne largue os sucos e acabe por cozer em vez de selar. 

Quando todo o lombinho tiver ganho cor, retire-o da frigideira e coloque numa assadeira. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante uns 20/25 minutos. Claro que o tempo de cozedura varia conforme o seu gosto pessoal pelo ponto da carne. 

Prepare o puré:
Descasque a batata para o puré e corte em cubos pequenos. Arranje a couve flor em pedaços pequenos. Leve a cozer em água temperada de sal.
Quando estiver cozido, escorra a batata e a couve flor e esmague com um utensílio próprio, também pode triturar com a varinha mágica mas eu gosto mais de esmagar, acho que fica um puré mais cremoso. Adicione a manteiga e a gema de ovo, envolva bem. Tempere com um pouco de pimenta moída e noz moscada.
Sirva o lombinho fatiado, acompanhado pelo puré, polvilhado com salsa picada e regue-o com o molho que se formou na assadeira.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário