quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Arroz com Chouriço e Camarão

Hoje trago-vos mais uma receita bem prática para o dia a dia. Sei que vocês gostam deste tipo de receitas para todos os dias, por isso, fiquem com mais esta. Temos então um arrozinho com chouriço e camarão que ficou delicioso e que se prepara em pouquíssimo tempo. É muito bom para o dia a dia, mas também para estes dias de calor e férias, pois não precisam passar muito tempo de volta dos tachos. Eu, que ainda não estou de férias, mas tenho muitas coisas para tratar, nestes últimos dias tenho feito várias receitas assim, simples e deliciosas.
Espero que gostem!


Ingredientes:
- 1 chávena de arroz basmati
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite q.b.
- 150gr de miolo de camarão 
- 100gr de chouriço
- 1/2 pimento vermelho em cubinhos
- 100ml de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1/2 colher de chá de paprika
- 1/2 colher de chá de curcuma
- 1 pitadinha de pimenta de caiena
- sal q.b.
- 2 chávenas de caldo de legumes ou caldo de marisco/peixe
- salsa picada q.b.


Preparação:
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e a cebola e deixe começar a ganhar cor. Adicione depois a folha de louro, o alho picado, o chouriço e o pimento. Envolva bem e deixe refogar um pouco e o chouriço fritar um pouco.

Acrescente a paprika, a curcuma e a pimenta de caiena e envolva no refogado. Refresque com o vinho branco e deixe ferver para o álcool evaporar e o liquido reduzir.

Junte o arroz e misture muito bem para que absorva o liquido que houver no tacho. Regue com o caldo, usei de legumes, e a quantidade é o dobro do arroz. Se não tiver caldo, pode usar água no lugar.
Tempere com sal, tenha em atenção se o seu caldo tem sal, o meu era caseiro e tinha mas muito pouco. O melhor é, depois de levantar fervura, rectificar os temperos. 
Assim que ferver coloque o miolo de camarão por cima, ligeiramente "enterrado" no arroz e no caldo, baixe o lume, tape e deixe cozinhar até toda a água evaporar. Se for necessário poderá virar os camarões a meio da cozedura, mas aqui em casa não houve necessidade, eles ficaram no ponto.

Depois de pronto, polvilhe com a salsa picada e sirva.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário