quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Lombinho de Porco com Laranja

Setembro começou bem devagar mas a brincar estamos quase a meio do mês. A verdade é que depois das férias, custa-me imenso voltar às rotinas.
Mas a meal prep é algo que implementei mal voltamos à normalidade, porque é algo que faz parte de mim e que me ajuda a ter uma semana mais relaxada.
Este lombinho de porco foi assim temperado logo no início de uma semana e depois acabou assim, mas poderia ter feito várias coisas com ele. E é uma junção de sabores que me agrada imenso, porco com laranja. E vocês, também gostam?
Deixo-vos aqui a sugestão porque é uma refeição muito saborosa e é algo que podem temperar atempadamente e depois é só selar e levar ao forno (os acompanhamentos ficam ao vosso gosto, não é obrigatório servir com batatinhas a murro). 


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco
- sal e pimenta q.b.
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1/2 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de chá de salsa desidratada
- 2 laranjas + 1 para servir
- 10 batatinhas pequenas
- azeite q.b.

Preparação:
Tempere o lombinho de porco com sal, pimenta, o alho em pó, o pimentão doce, a salsa desidratada e o sumo de 1 laranja. Misture bem e reserve. Eu gosto de deixar marinar de um dia para o outro, mas se não puder, deixe pelo menos 30 minutos para ficar mais saboroso.

Lave muito bem as batatinhas e leve-as a cozer em água temperada com sal.

Aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de azeite e nela sele o lombinho. Vá virando o lombinho para ganhar cor de todos os lados e quando estiver bem selado acrescente o que restou da marinada, bem como o sumo da segunda laranja.
Coloque a carne numa assadeira, regue com o molho que se formou na frigideira e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante uns 10/15 minutos, conforme o ponto em que gosta da carne.

Quando as batatas estiverem cozinhadas, desligue o lume e escorra. Depois basta dar um soco em cada uma das batatinhas. Para não me queimar eu costumo colocar a batata no meio de um pano lavado e dou-lhe um murro para a esmagar ligeiramente.
Quando faltarem uns 5 minutos para a carne estar pronta, coloque as batatinhas na assadeira, passando bem no molho e leve ao forno para terminar.
Depois de pronto é só fatiar a carne e servir acompanhado com gomos de laranja e uma salada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário