terça-feira, 11 de junho de 2019

Filetes de Pescada no Forno com Sésamo

Depois de um fim de semana grande, o regresso às rotinas (e já com olho numa próxima semana, também ela mais curta). Estes dias que sabem a férias são do melhor, até porque, para as mesmas, ainda faltam dois meses! 
Hoje o dia foi dedicado a organizar as nossas refeições da semana. Mesmo que não consiga orientar tudo, pelas menos frutas e legumes ficam lavados e arrumados no frigorífico. Há um entrecosto de porco temperado, uma carne de vaca há quase 7 horas na slow cooker e uns filetes de pescada temperados. E para os filetes deixo-vos aqui uma sugestão bem simples e deliciosa, bem como saudável. E assim começamos mais uma semana, numa terça feira com sabor a segunda.


Ingredientes:
- 300gr de filetes de pescada
- sal e pimenta q.b.
- 1 dente de alho
- sumo de 1 limão
- 1 ovo
- farinha de milho q.b.
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo

- 4 batatas médias
- 1 cenoura
- brócolos a gosto e separados em pequenos floretes
- azeite q.b.


Preparação:


Coloque os filetes numa taça com tampa, ou caixa hermética e tempere com sal, pimenta, o dente de alho picado e o sumo de limão. Reserve e deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos (mas o melhor seria de um dia para o outro).

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque a cenoura e faça o mesmo. Arranje os brócolos e separe em pequenos floretes. Lave tudo e reserve.

Na hora de preparar o jantar, ligue o forno nos 180ºC.
Num prato fundo coloque a farinha de milho com as sementes de sésamo misturadas e em outro, bata o ovo. Passe os filetes de pescada pelo ovo e depois pela farinha, de forma a ficar bem cobertos.

Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, disponha os filetes de pescada. Sobre a pescada pode colocar um fio de azeite, se tiver um daqueles sprays muito práticos, esta é a hora certa de o usar. Polvilhe um pouco sobre cada pedacinho de peixe e leve tudo ao forno.

Entretanto aqueça um tacho com duas colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Acrescente as batatas e as cenouras, tudo bem escorrido, envolva bem no azeite e tape. Reduza para lume brando e deixe "suar", mexendo de vez em quando até estar tudo pronto. Quando as batatas estiverem quase prontas, acrescente os brócolos, envolva bem, volte a tapar e deixe que tudo termine de cozinhar. Depois é só temperar com um pouco de sal.

A meio da cozedura vire o peixe para cozinhar de ambos os lados. O peixe demorou cerca de 15/20 minutos a ficar pronto.

Se gostar, sirva com alguns gomos de limão. 
Bom apetite. 

1 comentário: