quinta-feira, 13 de junho de 2019

Tarte de Fruta com Creme de Baunilha

Ahhh que já cheira a fim de semana. E se vocês são de uma terra com o feriado de Santo António, ainda melhor! Já agora, se é o vosso caso, bom feriado.
Aqui deixo-vos uma sugestão bem deliciosa e prática para o fim de semana. Uma tarte com uma base bem crocante, recheio de creme pasteleiro e frutas frescas. Uma perfeição!


Ingredientes:
Para a massa:
- 200gr de farinha de trigo
- 100gr de manteiga sem sal
- 50gr de açúcar em pó
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de água fria

Para o creme:
- 250ml de leite
- 3 gemas
- 100gr de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- vagem de baunilha


Preparação:
Comece por fazer a massa. 
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga fria em cubos e, com os dedos, comece a misturar a manteiga nos secos até ficar com uma espécie de migalhas ou de crumble. Nessa altura junte o ovo e amasse até começar a ganhar liga. Junte a água, uma colher de cada vez, sempre a amassar. Pode precisar de mais água ou de menos, por isso deve acrescentar aos poucos. Assim que obter uma massa bem lisa e homogénea, está pronto. Embrulhe em película e coloque no frio a descansar por, pelo menos, 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Passado esse tempo, estenda a massa e forre a tarteira, de preferência com fundo amovível, com ela.
Não se esqueça de untar a forma com um pouco de manteiga e até colocar uma base de papel vegetal no fundo, tudo ajuda na hora de desenformar.
Pique a massa com um garfo e por cima dela coloque um quadrado de papel vegetal e alguma coisa para fazer peso, eu costumo usar arroz seco, podem usar leguminosas.
Leve a tarteira ao forno para cozinhar, durante uns 15 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha (a meio da cozedura retire o papel vegetal e termine de cozer assim).

Prepare o creme pasteleiro.
Leve ao lume o leite com as sementes da baunilha, basta para isso abrir a vagem, raspar e adicionar ao leite. Deixe ferver.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Reserve e deixe arrefecer completamente.

Para a montagem:
Desenforme a massa para o prato de servir. Preencha-a com o creme pasteleiro já arrefecido e decore com frutas frescas.
Termine, polvilhando com um pouco de açúcar em pó, só para dar aquele 'charme'.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário