quarta-feira, 19 de junho de 2019

Quadradinhos de Tâmaras, Amêndoa e Cacau

Eu não sou perfeita e estou longe de, sequer, o tentar ser. Por vezes cedo às tentações e compro alguns processados como barrinhas e snacks, principalmente na altura das férias, pois torna-se muito prático de levar connosco. Mas também, o que seria da vida sem essas pequenas coisas, não é verdade? Mas sempre que posso tento fazer em casa. Seja em barrinhas, bolinhas energéticas, bolachas e todas essas coisas. 
No outro dia fiz umas barrinhas (ou uns quadradinhos) de tâmaras com amêndoas e cacau que podem modificar ao vosso gosto. Em vez de barrinhas podem moldar em bolinhas, em vez de amêndoas podem usar nozes, cajus ou até uma mistura de vários frutos secos. Podem passar por mais cacau ou por coco ralado. São versáteis e são deliciosas. Por tudo isto aqui fica a receita, porque podemos comprar algumas vezes mas também podemos colocar as mãos na massa e fazer estes snacks que nem requerem forno e num instante se preparam.
Espero que gostem e bom feriado a todos (se forem como nós, hoje é véspera de fim de semana!!!). 


Ingredientes:
- 150gr de amêndoas (usei com pele)
- 10 tâmaras, remova os caroços
- 25gr de cacau em pó
- coco ralado q.b.


Preparação:
Se as suas tâmaras têm caroço, comece por os retirar e coloque-as numa taça. Cubra-as com um pouco de água a ferver, tape com um prato deixe alguns minutos, até as tâmaras amolecerem.
Num processador, coloque as amêndoas, as tâmaras (descarte a água) e o cacau em pó. Processe até que vire uma pasta.
Coloque a pasta num pequeno tabuleiro forrado com papel vegetal (usei uma com 10cm*12cm) e alise bem a superfície. Polvilhe com o coco ralado a gosto e leve ao frigorífico durante 1 hora, para se tornar mais fácil de cortar.
Depois apenas tem de cortar em quadradinhos (ou barrinhas) e guardar numa caixa hermética no frigorífico.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Gulosos certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar