Porco assado lentamente

Assado é aquela refeição reconfortante e que lembra os almoços de Domingo. Gosto muito de ligar o forno e deixar a carne assar a uma uma temperatura média durante algumas horas. Mesmo durante a semana, quando quero um jantar mais especial, opto muitas vezes por um assado. Assim lembrei-me de partilhar com vocês esta receita de porco assado lentamente.
No talho pedi uma peça das costeletas ainda com o couro, devia ter 4 ou 5 costeletas, mas era uma pela perfeita para assar. Sem dúvida das nossas refeições preferidas.


Ingredientes:
- 1 peça de porco ainda com o couro (usei das costeletas)
- sal q.b.
- piri piri líquido a gosto
- 4 dentes de alhos
- 1 haste de alecrim fresco
- 100ml de azeite
- 100ml de vinho branco
-  1 colher de sopa de pimentão doce
- 2 cebolas


Preparação:
Ligue o forno nos 220ºC.
Descasque os alhos e coloque-os num almofariz. Junte-lhe sal e o alecrim e pise com o pilão até ficarem bem esmagados. Adicione o pimentão doce e o piri piri líquido, continue a esmagar. Por fim adicione o azeite e o vinho branco, misture tudo. 
Descasque as cebolas e corte em meias luas.
Com uma faca bem afiada faça golpes na pele. No fundo de um tabuleiro coloque as cebolas em meias luas e depois a carne e unte-a toda com a pasta que fez no almofariz. 
Coloque o tabuleiro no forno e deixe assar durante uma hora a 220ºC. Nesta primeira fase a temperatura é alta e vai fazer com que a pele fique mais crocante. No final dessa primeira hora tapem a carne com papel de alumínio e baixem o forno para os 150ºC. Deixem assar mais duas horas. Convém estarem de olho e virarem a carne de vez em quando. Deixem assar até conseguirem que fique bem macia.
Servi com batatinhas preparadas na Actifry e uma salada.