quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Medalhões de porco com bacon e batatas esmagadas com parmesão e espinafres

O mês de Janeiro é, para mim, o mais difícil de passar. Talvez pelo terminar das festas, o retomar das rotinas é complicado. Mas este ano estou a tentar encarar este "recomeço" com outro animo. 
Comecei por me organizar logo no início da semana. Preparei a ementa para esta semana, fiz a lista das compras e fui ao supermercado. Já tenho a ementa das duas próximas semanas decididas para me tentar manter no caminho certo da organização. É que as últimas semanas do ano são um desastre neste aspecto. Cá em casa opto por ir comendo o que houver e, como muitos dias nem em casa estamos, não há planificação que resista. Chegamos ao primeiro dia de trabalho com o frigorífico e a despensa praticamente vazios, prontos para iniciarem um novo ano. 
Com todos estes recomeços, as receitas desta semana têm sido simples até porque, as festas são ricas em excessos. Partilho então com vocês uma receita que estava guardada há algumas semanas. Uns medalhões de porco com bacon acompanhados por umas batatas esmagadas com parmesão e espinafres. Uma refeição deliciosa, por exemplo, para o fim-de-semana que está quase à porta.


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco cortado em pedaços
- 6 fatias de bacon
- tomilho fresco
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1dl de vinho do Porto
- 4 batatas médias para cozer
- 75gr de queijo parmesão
- algumas folhas de espinafres 


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Coloque os medalhões de porco numa tigela e tempere com sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite. Envolva bem os temperos na carne. Deixe repousar um pouco e enrole o bacon à volta da carne. Ate com fio de cozinha.

Descasque as batatas e coza-as em água a ferver temperada com sal durante uns 12/15 minutos. Não as deixe cozer demasiado.
Escorra-as bem e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Com a ajuda de uma espátula esmague-as um pouco. Por cima de cada uma das batatas coloque queijo parmesão e as folhas de espinafres bem lavadas. Regue com um pouco de azeite e tempere com pimenta. Não acrescentei mais sal, pois cozi as batatas com sal e o queijo tempera bastante. 
Leve ao forno até o queijo derreter e ficarem douradas.

Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite. Deixe aquecer e cozinhe os medalhões até alourarem. Retire-os do lume, coloque-os numa assadeira e leve uns 5 minutos ao forno. O tempo no forno pode variar conforme o ponto em que preferir a carne. Cá em casa a de porco tem de ser bem passada.
Entretanto adicione o vinho do Porto à frigideira onde preparou os medalhões e deixe reduzir um pouco.

Sirva os medalhões regados com o molho e acompanhados pelas batatas. Não se esqueça de retirar o fio à carne antes de servir.
Bom apetite.


2 comentários:

  1. Eu adoro bacon e com a carninha de porco fica uma maravilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É verdade, é estranho recomeçar :P Ainda este fim-de-semana comi uma coisa semelhante! Tenho de tentar reproduzir com esta receita tão boa :)

    ResponderEliminar