Bochechas de Porco Estufadas em Vinho Tinto


Já se passaram talvez dois anos (ou mais) desde que no Continente encontrei bochechas de porco à venda. Nunca tinha visto e desde aí nunca mais as encontrei. Mas, o mês passado quando fui à Makro, resolvi dar uma volta pelas arcas de carne congelada e, para minha surpresa, ali estavam elas. Embaladas a vácuo, congeladas e em quantidade pequena (cerca de 400gr depende das embalagens). Nem pensei duas vezes e trouxe de imediato uma embalagem comigo. Quando as descongelei fiquei muito contente com a qualidade da carne, o facto de virem bem limpas e sem osso (as que tinha comprado no Continente tinham osso). 
Assim saiu umas deliciosas bochechas de porco estufadas em vinho tinto, acompanhado por um puré de legumes que adoramos.
Espero que gostem desta sugestão. 


Ingredientes:
- 400gr de bochechas de porco
- 1 cebola
- 1 cenouras
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.
- 2 tomates pelados
- 1 pouco de tomilho fresco
- 1 folha de louro
- 1 raminho de salsa
- sal e pimenta q.b.
- 300ml de vinho tinto
- 1 colher de sobremesa de açúcar (se necessário)


Preparação:
Comece por aquecer um tacho com um fio de azeite e sele as bochechas de porco. Assim que estiveram alouradas de ambos os lados, retire-as e reserve.

Ao mesmo tacho acrescente a cebola cortada em meias luas, os dentes de alho picados e a cenoura cortada em rodelas. Deixe cozinhar um pouco. Adicione os tomates bem picadinhos, a folha de louro, o tomilho e a salsa. Misture bem.

Volte a colocar as bochechas de porco no tacho, tempere com sal e pimenta e regue com o vinho tinto. Deixe levantar fervura. 
Depois baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar por 1:30/2 horas ou até as bochechas estarem bem macias. Pelo meio vá mexendo, rectificando os temperos e acrescentando água se necessário. Se notar que o molho está muito ácido, pode tentar balança-lo com um pouco de açúcar, fica a dica.

Quando as bochechas estiverem prontas tem duas opções, pode servir com o molho assim, ou então retirar as bochechas e com a varinha mágica triturar o molho que vai ficar super aveludado (não se esqueça de retirar a folha de louro!).

Sirva com puré a gosto, ou arroz branco, eu optei por puré de legumes (podem ver a receita AQUI).
Bom apetite.

6 comentários:

  1. Que refeição de conforto! Apetece mesmo com estes dias de frio! Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Pena não ser uma carne difícil de encontrar porque é mesmo muito boa!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta tua receita, deve estar deliciosa. Só comi bochechas uma vez e foram compradas também no continente há já uns 3 ou 4 anos. Depois também nunca mais encontrei em lado nenhum e consequentemente nunca mais comi. É uma pena porque adorei a carne por ser tão tenra e saborosa. Foste uma sortuda, eu se as visse à venda também não hesitava em comprar ^_^

    ResponderEliminar
  4. Que bela sugestão, adoro bochechas de porco, é uma carne tão tenra. :) Mas é realmente difícil de encontrar à venda! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nunca provei! Mas parece-me uma boa sugestão ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi. Comi fica a textura da carne, molzinha?

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar