sexta-feira, 27 de março de 2020

Tarte Bispo (tarte de coco com creme pasteleiro)

Esta receita andava pelos rascunhos desde o verão, nunca mais me lembrei dela até hoje. Estava mesmo a querer partilhar convosco alguma receita doce, pois acho que estamos todos a precisar de um docinho. Esta tarte bispo é das minha preferidas. Adoro massa folha com creme pasteleiro e aquela massa de coco bem saborosa. Fica muito bom e eu convido-vos a experimentarem, pois vão ver que é uma bela sobremesa para o fim de semana. Podemos estar todos em prisão domiciliária mas ainda merecemos alguma coisa doce.
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
- 1 placa de massa folhada rectangular
- 1/2 receita de creme pasteleiro (ver AQUI)
- 100gr de coco ralado
- 50gr de açúcar
- 2 ovos
- açúcar em pó para polvilhar (opcional)


Preparação:
O creme pasteleiro já vos mostrei várias vezes como fazer, incluindo em vídeo. Pode saber mais AQUI. Usei metade dessa receita nesta tarte, mas pode (eu até aconselho) fazer a receita toda a congelar o que não usar.

Para o creme de coco, coloque numa taça o coco ralado, o açúcar e o ovos e envolva bem até ficar uma massa homogénea. Reserve.

Estique a massa folhada. Para que as laterais da massa fiquem mais altas do que o centro, o que eu faço é dobrar a massa. Fiz um esquema (às três pancada, eu sei) mas o que eu vos quero exemplificar é que eu escolho a medida que quero na minha margem, imaginem uns 3 cm. Dos lados mais compridos da massa, dobro uma vez para dentro essa medida, quer de um lado, quer do outro. Depois volto a dobrar. Assim as margens ficam com três "massas", digamos assim, o que vai fazer com que fique mais alto.



Depois, com o creme pasteleiro, deve barrar toda a massa e dividir o creme de coco, em duas fileiras, encostado às margens da massa.

Coloque a tarde num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 190ºC, até a massa ficar cozida e a tarde douradinha por cima.
Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário