Tiras de Frango com Cogumelos

Aqui por casa começamos a entrar em modo gestão, ou seja, estou a tentar gastar tudo o que tenho em casa antes de ir de férias. Por isso, as minhas compras nas próximas duas semana estarão reduzidas a queijo, fiambre, alguma fruta, iogurtes, ovos e pouco mais. Gosto de fazer este exercício sempre antes de ir de férias. Sendo 100% honesta, costumo fazer isto, de gastar tudo o que tenho antes de comprar mais, pelo menos 3 vezes por ano - antes de ir de férias, em Dezembro antes das festas e mais uma vez no ano, quando percebo que o meu congelador está a precisar de ser mesmo organizado. É incrível o que se consegue fazer com aquilo que parece quase nada.
A sugestão de hoje é feita com peito de frango, mas podem usar outra parte do animal, ou até peru e porco. E é excelente para usarem aquela lata de cogumelos esquecida na despensa. Ficou delicioso.


Ingredientes:
- 300gr peito de frango em tiras
- sal e pimenta q.b.
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 lata de cogumelos (eu costumo usar frescos mas desta vez foi de lata, para gastar o que havia na despensa)
- 2dl de caldo de carne (usei caseiro)
- 1 dl de Vinho do Porto
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- salsa picada a gosto

Preparação:
Coloque as tiras de frango numa taça e tempere com sal, pimenta, os alhos picados e o sumo de limão. Deixe marinar um pouco.
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, deixe aquecer um pouco e cozinhe as tirinhas durante alguns minutos.
Retire o frango da frigideira e adicione os cogumelos laminados. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a polpa de tomate.

Dissolva a farinha no caldo de carne (usei caseiro e temperado a meu gosto) e adicione o Vinho do Porto. Verta este líquido para a frigideira e deixe cozinhar alguns minutos até começar a engrossar. 
Rectifique os temperos e volte a colocar as tirinhas de frango na frigideira para cozinharem um pouco no molho.
Sirva polvilhado de salsa fresca e acompanhado de arroz branco.
Bom apetite.

Sem comentários:

Publicar um comentário