terça-feira, 19 de novembro de 2019

Ninhos de batata com queijo brie e ovos de codorniz

Vocês sabem que quando há sobras eu guardo. Sempre!
Costumo fazer um exercício mental, se acho que consigo gastar em dois dias coloco no frigorífico, se acho que tal não vai acontecer, então coloco no congelador. Mas não costumo deixar estragar comida. Até o queijo, quando acho que se vai estragar eu congelo.
No outro dia sobraram-me 4 batatas cozidas e eu tive de pensar no que fazer com elas (eu batatas cozidas nunca congelei). Lembrei-me de ter visto na net uns ninhos de batata feitos com batata palha e pensei em fazer algo parecido mas com as batatas cozidas. Ficaram deliciosos e foram o nosso almoço acompanhados por uma saladinha. Como podem ver, com um bocadinho de imaginação podemos dar a volta à sobras e preparar petiscos diferentes.
Espero que gostem.


Ingredientes:
- 4 batatas grandes cozidas
- 2 fatias de bacon
- 100gr de queijo brie em cubos
- 6 ovinhos de codorniz
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1 dente de alho
- manteiga q.b.


Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC.
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e o dente de alho esmagado. Deixe estalar um pouco e junte-lhe o bacon.
Corte as batatas em pequenos cubos bem como o queijo brie. Junte tudo à frigideira e envolva bem. Tempere com sal e pimenta. 
Retire do lume e distribua o preparado por formas de queques previamente untadas com manteiga.
Com a ajuda de uma colher faça uma cavidade em cada ninho de forma a depois conseguir colocar o ovo de codorniz. 
Leve os ninhos (sem os ovos) ao forno uns 10 minutos. Retire, coloque um ovo em cada um e leve novamente ao forno até estar cozido.
Sirva acompanhado por uma bela salada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário