terça-feira, 12 de novembro de 2019

Frango à Parmegiana com Batatas e Legumes Suados

Por aqui o inverno instalou-se, mesmo que o calendário diga que ainda estamos no outono. Os dias têm estado chuvosos, as temperaturas nada agradáveis e, pelos vistos, ainda vão descer mais. 
Posto isto, entramos a todo o vapor nas comidas de forno e de panela, a chamada comfort food. Nada sabe melhor do que um bom assado, uma feijoada, rancho ou um caril bem aromático.
Hoje temos um prato que quase junta o melhor de dois mundos. Por um lado temos uns bifinhos de frango panados, mas por outro, um molho de tomate bem rico a borbulhar e aquele queijinho gratinado, capaz de curar qualquer mau humor.


Ingredientes:
- 300gr de bifes de frango
- sal e pimenta q.b.
- 1 dente de alho
- sumo de 1 limão
- azeite q.b.
- 1 ovo batido
- pão ralado q.b.
- 1 frasco de molho de tomate 7 vegetais (ver receita AQUI)
- 150gr de queijo mozzarella ralado
- 4 batatas médias
- 1 cenoura
- brócolos a gosto e separados em pequenos floretes
- azeite q.b.


Preparação:
Comece por temperar os bifinhos de frango. Coloque-os numa taça e tempere com sal, pimenta, o dente de alho picado e o sumo de limão. Eu gosto de temperar no dia anterior para marinar, mas se não tiver tempo deixe uns 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque a cenoura e faça o mesmo. Arranje os brócolos e separe em pequenos floretes. Lave tudo e reserve.

Coloque o molho de tomate numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
Aqueça um frigideira com um pouco de azeite. Coloque o ovo batido num prato e o pão ralado noutro. Passe os bifinhos pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e coloque a fritar.
Quando estiverem fritos, retire-os e disponha-os sobre o molho de tomate. 
Por cima polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar.

Entretanto aqueça um tacho com duas colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Acrescente as batatas e as cenouras, tudo bem escorrido, envolva bem no azeite e tape. Reduza para lume brando e deixe "suar", mexendo de vez em quando. Assim que as batatas começarem a ficar macias, junte os brócolos e deixe cozinhar uns minutos. Depois é só temperar com um pouco de sal.

Sirva o frango à parmegiana, acompanhado pelas batatinhas, legumes suados e polvilhe com salsa picada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário