quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Tábua de Tappas

Já há alguns meses que a maioria dos nossos jantares são coisas bem simples, sempre com sopa a acompanhar. Claro que também existe espaço para fazer coisas diferentes e deliciosas, como foi o caso desta tábua de tappas. Uma fatias de pão tostado com azeite e alho, com rodelas de tomate, folhas de alface ou rúcula, tiras de bife e mozzarella para terminar. Foi o par perfeito com uma sopinha bem deliciosa e hoje partilho convosco para que possam também experimentar. Ora apontem aí a receita:


Ingredientes:
- 5 fatias de pão
- 1 dente de alho
- azeite q.b.
- 10 rodelas de tomate
- folhas de alface a gosto
- 1 bife grande
- sal e pimenta q.b.
- mozzarella fresca (usei das mini mas podem usar de tamanho normal)



Preparação:
Leve ao lume um grelhador e deixe-o aquecer bem. 
Corte o dente de alho ao meio e esfregue-o nas fatias de pão, de ambos os lados. Regue o pão com um fio de azeite e coloque no grelhador de forma a tostar ligeiramente. Não se esqueça de virar para tostar dos dois lados. Retire o pão do grelhador e reserve.

No mesmo grelhador, coloque as rodelas de tomate. Eu optei por o grelhar ligeiramente e acho que ficou bem saboroso. Tempere com um pouco de sal e pimenta e não o deixe demasiado tempo para não queimar. Retire do lume e também reserve.

Volte a deixar o grelhador aquecer bem e cozinhe o bife, temperado com sal e pimenta. Como o meu não era muito alto, eu deixe 3 minutos de cada lado, mas deve de o cozinhar ao seu gosto pessoal. Depois de o retirar do lume, deixe descansar uns minutos.

Para montar as tapas o que fiz foi colocar as fatias do pão, por cima as rodelas de tomate grelhadas, folha de alface e o bife cortado em tirinhas. Para rematar coloquei mozzarella fresca, mais um pouco de pimenta e umas gotinhas de azeite virgem extra.
Simples e delicioso.



Sem comentários:

Enviar um comentário