terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Orzo cremoso com legumes

Ontem foi impossível passar por cá, comecei a organizar os meus armários da cozinha, a fazer a lista de compras para hoje, a retirar as decorações de Natal e, quando dei por ela, já era noite. As horas voaram!
Então, hoje trago-vos a sugestão que devia ter saído ontem, uma receita vegetariana deliciosa. Preparei um orzo bem cremoso com imensos legumes e um toque de caril. Ficou de comer e chorar por mais, realmente muito bom.
Para quem não sabe, orzo é a massa pevide. Em Itália é conhecida por orzo e lá cozinham muito como se fosse risoto, de forma a ficar cremoso. Eu adoro e esta versão vegetariana é mesmo muito bom. Experimentem.



Ingredientes:
- 250g de grão cozido
- 1 cebola pequena
- 1 tomate maduro e pelado
- 1/2 courgete 
- 1 cenoura
- azeite q.b.
- 1 dente de alho
- sal e pimenta
- 1 colher de sopa bem cheia de pó de caril 
- 400ml de caldo de legumes
- 1 chávena de massa pevide
- salsa picada a gosto



Preparação:
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola picada e o alho picado. Assim que começar a refogar acrescente o caril. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo. 
Acrescente a cenoura, a courgete e o tomate, tudo cortado em cubos pequenos. Envolva bem e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o grão cozido, a massa e o caldo de legumes. 
Tempere com sal e pimenta, mas tenha atenção para o facto do caldo já ser temperado. Nesse caso, prove antes de acrescentar mais sal.
Deixe ferver em lume brando cerca de 15 minutos ou até a massa e os legumes estarem cozidos. Vá mexendo para ficar bem cremoso, tal e qual como se estivesse a fazer um risoto. E, se necessário, acrescente um pouco mais de caldo ou de água e rectifique os temperos no final.
Sirva polvilhado com salsa picada. É uma delícia e bem reconfortante.
Bom Apetite.

1 comentário: