terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Bacalhau com puré de couve flor

O Natal passou, o fim de ano também e nós voltamos às rotinas e a uma semana 'grande'. E o quanto custa olhar para o calendário e perceber que esta semana não termina na quarta feira e perceber ainda que, o próximo feriado, acontece a meados de Fevereiro! E este frio que não ajuda em nada, só faz com que a vontade de sair da cama seja bem pouca. Vou confessar-vos uma coisa, eu não sou pessoa de inverno, mas tolero-o até ao final do ano, o espírito natalício ajuda, acho mesmo bonito os dias de sol e frio, com as decorações de Natal e toda aquela magia. Mas quando entro em Janeiro, ainda por cima com a depressão pós-festas, só queria que a primavera chegasse também e com ela as temperaturas mais amenas. Desculpem este desabafo, mas realmente este dias tenho-me sentido sem vontade de fazer nada, este frio deixa-me assim. 
Pelo menos deixo-vos com uma receita nova de bacalhau, na qual pode usar sobras de bacalhau cozido e que fica deliciosa. Ahhh e já agora, saiu um vídeo novo no canal, um vlog, podem assistir clicando AQUI.
Espero que gostem.



Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- 1 couve flor 
- 2 batatas pequenas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 gema de ovo
- noz moscada a gosto

Preparação:
Leve ao lume um tacho com água e, assim que ferver, acrescente os lombos de bacalhau e cozinhe durante o tempo suficiente para conseguir desfazê-los em lascas (uns 10 minutos). Retire do tacho, deixe arrefecer e desfaça em lascas, retirando a pele e as espinhas.

Num outro tacho cozinhe as batatas em cubos e a couve flor em raminhos. Eu gosto de cozer ao vapor, mas pode fazê-lo num tacho com água e sal. Assim que estiver cozidos, retire da água e esmague até virar um puré (pode usar um esmagador de batata, um processador de alimentos ou até a varinha mágica). Acrescente a manteiga, a gema de ovo, pimenta, um pouco de noz moscada e sal se tiver cozido a vapor. Esmague bem até virar um puré sem pedaços e não se esqueça de rectificar os temperos.

À parte faça a cebolada. Numa frigideira, coloque a cebola cortada em rodelas finas, a folha de louro e os dentes de alho ligeiramente socados. Leve a lume brando e deixe cozinhar até a cebola estar a ficar no ponto.
Acrescente o bacalhau, envolva bem e tempere com um pouco de pimenta (se quiser, pode também temperar a cebolada com um pouco de sal, mas tenha cuidado por causa do ponto de sal do bacalhau).

Divida o puré pelos pratos, por cima coloque as lascas de bacalhau com a cebolada, regue com um pouco do azeite e termine com salsa picada.



1 comentário:

  1. Que bom!
    Passei para desejar um excelente Ano Novo 2021 e um Feliz Dia de Reis!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar