quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A CAIXA DE BOLACHAS PARA O VOSSO NATAL (Cookie Box) | ESPECIAL PRESENTES COM SABOR

Ora bem, continuamos na temáticas das sugestões de presentes de comer para o Natal 2020! Desta vez com uma caixa de bolachas bem natalícia. No ano passado preparei algumas destas caixinhas para oferecer e fiquei logo com a ideia de vos trazer o vídeo. Com uma receita de massa de bolachas, podemos fazer todas estas diferentes, são 4 sabores, mais as recheadas, com ou sem cobertura, ou seja, um sortido de bolachas natalícias. Explico-vos tudo no vídeo para que não reste dúvidas, mas já sabem que podem colocar as vossas questões.



Ingredientes:
- 200gr de manteiga à temperatura ambiente
- 100gr de açúcar em pó
- 1 pitada de sal
- 1 gema
- 300gr de farinha de trigo sem fermento


Preparação:
Na taça da batedeira coloque a manteiga e bata-a até ficar cremosa.
Adicione o açúcar em pó e o sal e bata até ficar bem incorporado.
Junte a gema e envolva.
Para finalizar junte a farinha de trigo e envolva uma última vez. A massa pode ser pesada para a batedeira, se vir que é melhor, amasse à mão. Pode também necessitar de umas gotinhas de água fria para dar liga, eu adicionei 1 colher de sopa de água (veja o vídeo, pois explico tudo por lá).

Divida a massa em 4 partes iguais. Uma dessas partes embrulhe em película, é o primeiro sabor de massa.
Numa das restantes partes adicione 1 colher de chá de cacau em pó e amasse bem. Forme um disco e envolva em película.

A outra parte de massa adicione raspa de limão e 3 colheres de chá de coco ralado. Amasse bem para que os novos sabores fiquem incorporados na massa, forme um disco e envolva em película.
Para finalizar, à última parte de massa juntei 1/4 de colher de chá de cacau em pó e corante vermelho a gosto. Coloque umas gotinhas de corante, amasse bem e veja se é necessário adicionar mais corante. Quando a massa estiver com uma cor bonita, forme um disco e, como nas restantes, embrulhe em película.
Leve as massas ao frigorífico durante uma hora para descansar e ser mais fácil estender.
Passado esse tempo, pré-aqueça o forno a 180ºC e forre tabuleiros com papel vegetal. Polvilhe a bancada com farinha e estique cada uma das massas. Corte-as com os cortadores de bolachas mais natalícios que tiver em casa, disponha as bolachas nos tabuleiros e leve ao forno durante 12 minutos.

Depois de cozidas, deixe-as arrefecer completamente e decore a gosto. Algumas eu recheei com compota de frutos vermelhos, depois cobri com chocolate negro derretido, chocolate branco, granulado de chocolate e coco ralado. Faça um sortido bonito.

A montagem da caixa é também ela a gosto, mas eu forrei a minha base com papel seda vermelho e depois coloquei um sortido de bolachas. Coloquei num saco de celofane, fechei com uma fita e uma etiqueta. No vídeo já sabe que explico tudo com pormenores.
Espero que gostem da sugestão.

1 comentário: