quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Frango Desfiado em Cama de Arroz com Picadinho de Tomate e Pepino

Apesar de já não partilhar convosco há muito tempo, por aqui a meal prep continua na ordem da semana. Todas as segundas feiras eu coloco ordem no frigorífico e no que vamos comer ao longo dos dias. Na maioria das vezes, coloco a assar umas perninhas de frango que depois uso em refeições mais rápidas. Tal como gosto de ter peito de frango já cozinhado, paté de atum, humus, ovos cozidos, coisas assim do género que nos permite montar pratos bem rápidos. As perninhas de frango, bem temperadas, são óptimas para colocar desfiadas numa salada, para juntar a uma massa com pesto, ou até para aquecer e comer assim. Desta vez decidi servir por cima de arroz branco e fiz um picadinho com tomate e pepino para topping.
Ficou um prato delicioso e fresco.


Ingredientes: 
Para o frango:
- 3 pernas de frango (coxas+pernas)
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de salsa desidratada
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.

Para o arroz:
- 1 medida de arroz basmati
- 2 medidas de água a ferver
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho

Para o picadinho:
- 1 tomate
- 1 pepino médio
- 1 raminho de salsa
- sal q.b.
- 1 malagueta
- azeite q.b.
- sumo de meio limão


Preparação:
Tempere as pernas de frango com sal, pimenta, o pimentão doce, o alho em pó e a salsa desidratada. Regue com um fio de azeite, massaje para ficarem bem untadas com o tempero e leve ao forno a 180º, até ficarem douradinhas.

Entretanto faça o arroz.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite, a folha de louro e o dente de alho socado. Deixe aquecer, junte o arroz, envolva bem e deixe fritar uns minutos. Regue com a água a ferver, tempere de sal e baixe o fogão para o mínimo até a água evaporar completamente (não se esqueça de rectificar os temperos).

Para o picadinho, lave muito bem o tomate, abra-o ao meio, retire a maioria das sementes e corte-o em cubinhos. Coloque numa taça.
Descasque o pepino (se gostar, lave apenas muito bem e deixe a casca), corte-o ao meio e, com a ajuda de uma colher, raspe as sementes. Corte-o também em cubinhos e junte ao tomate. Acrescente a salsa picada.
Por fim, trate da malagueta. Eu retirei as sementes e piquei-a muito bem mas, se gostar do picante, pode deixar as sementes. 
Junte a malagueta ao tomate e pepino, tempere com sal, o sumo de limão e um fio de azeite. Reserve.

Numa travessa coloque o arroz no fundo e por cima disponha o frango, sem ossos ou pele, e separado em pedaços grandes. Se gostar regue com um pouquinho do molho do frango. Coloque o picadinho de tomate e pepino por cima e está pronto.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário