quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Pães de Leite

Eu sei que é verão e vocês têm pouca vontade de ligar o forno mas, acreditem em mim, estes pães de leite valem tudo. Mesmo que isso signifique transformar a cozinha no caminho para o inferno. 
Experimentem ainda mornos, num pequeno almoço sem pressas e irão perceber que não vos engano. O meu truque, para ter ao pequeno almoço pães de elite acabados de cozer, sem ter que me levantar de madrugada, é preparar tudo no dia anterior e só cozer de manhã. Eu faço a massa, deixo levedar a primeira vez em temperatura ambiente. Depois moldo os pães, coloque no tabuleiro (normalmente cozo-os num pirex), tapo com película e coloco no fundo do frigorífico. Desta forma eles levedam bem devagarinho e na manhã seguinte estão prontos a cozer, é só pré-aquecer o forno e colocar o tabuleiro lá dentro. Também costumo fazer a calda e guardar no frigorífico, mas podem fazê-la enquanto os pães cozem. 
Experimentem e depois venham cá dizer-me se não é uma delícia.


Ingredientes:
- 500gr de farinha
- 50gr de açúcar
- 1 chávena de leite morno
- 20gr de fermento padeiro fresco
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
- 1/2 colher de chá de sal
- raspa de 1 limão

Para a calda:
- 1/2 chávena de água
- 1/2 chávena de açúcar
- + açúcar para polvilhar

Preparação:
Na taça da batedeira coloque todos os ingredientes e trabalhe a massa durante 5 minutos. Se não tiver uma batedeira com um gancho próprio para massas pode fazer à mão e amasse durante 10 minutos. 

Transfira para uma outra taça untada com azeite (ou óleo) e cubra com película aderente. Deixe a massa levedar até triplicar de tamanho (+/- 3 horas).

Passado esse tempo, enfarinhe a bancada, coloque a massa e divida em 2 partes iguais. Depois divida cada parte em 6 e faça bolinhas. Unte as assadeiras com um pouco de óleo e transfira os pães para dentro delas, deixe um pouco de espaço entre os pães, de forma a eles crescerem e juntarem-se naturalmente. Cubra novamente com película e deixe levedar novamente por 1 hora.

Aqueça o forno a 180ºC, retire a película e pincele os pães com um pouco de leite. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem douradinhos. 

Entretanto faça uma calda, levando ao lume um tacho com a água e o açúcar. Assim que ferver conte 5 minutos e desligue. Pode guardar a calda num frasco dentro do frigorífico e usar mais tarde.
Quando os pães saírem do forno, pincele com a calda e polvilhe com um pouco de açúcar.
Sirva ainda mornos pois são uma delícia.
Bom apetite.

1 comentário: