quarta-feira, 20 de maio de 2020

Costelinha no Forno com Feijão Preto, Arroz e Salada

Hoje trago-vos mais um vlog onde vos mostro a preparação do nosso almoço. Apesar de ser algo bem simples, decidi gravar para vos mostrar, porque opções assim são sempre bem-vindas (pelo menos é o que eu acho). Então fiz uma costelinha de porco no forno, um arroz branco, feijão preto com bacon e uma saladinha para acompanhar.
Aqui no post têm as receita explicadas, bem como a lista de ingredientes mas convido-vos a assistir ao vídeo (que encontram também aqui em baixo). 


Ingredientes:
Para a costelinha:
- 1 piano de porco
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de pimentão doce (colorau)
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 1 pouco de vinho branco

Para o arroz:
- 2 dentes de alho pequenos ou 1 grande
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- sal q.b.

Para feijão:
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 150gr de bacon em cubinhos
- 1 lata grande de feijão preto cozido
- azeite q.b.
- 2 folhas de louro pequenas ou 1 grande
- 1 colher de sopa de extracto de tomate
- 1 pouco de vinho branco, cerca de 50ml
- 1 colher de chá generosa de cominhos
- 1 malagueta seca
- sal q.b.

Preparação:


Coloque a carne numa assadeira. Tempere, de ambos os lados, com sal, pimenta, alho em pó e pimentão doce. Coloque a folha de louro em pedacinhos, regue com um fio de azeite e massaje bem a carne.
Acrescente o vinho branco e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante +/- 1hora (a meio do tempo, retire a assadeira do forno e vire a carne).

Aqueça um tacho com um fio de azeite e nele refogue a cebola. Quando começar a ficar translucida, junte os alho picados, os cubinhos de bacon e o louro. Deixe fritar durante uns minutos para o bacon largar a gordura (mas tenha atenção para a cebola não queimar, vá mexendo). 
Na sequência, adicione o extracto de tomate e envolva bem. 
Refresque com o vinho branco e deixe ferver para que este evapore.
Acrescente depois o feijão meio escorrido, os cominhos, a malagueta seca e um pouco de sal (pouco, depois rectifica pois o bacon tem sal e o feijão de lata também pode ter).
Junte água até quase cobrir, tape e deixe cozinhar e apurar.

Entretanto prepare o arroz. Aqueça um tacho com um fio de azeite, dois dentes de alho pequenos e louro. Quando o azeite estiver quente, junte o arroz e envolva bem para fritar. Acrescente depois a água a ferver, tempere com sal e deixe cozinhar até a água evaporar completamente.

Deixe a carne ganhar cor antes de desligar o forno e trinchar. Sirva tudo polvilhado com salsa picada e acompanhe ainda com salada.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. No feijão preto à brasileira não leva cominhos, estraga a a essência do feijão. Mas claro que gostos não se discutem.

    https://opecadodagula.com/
    https://receitasdarosinha.opecadodagula.com/

    ResponderEliminar