sexta-feira, 13 de março de 2020

Bolo Mármore para nos tentar animar um pouco

Os dias tem sido passados devagar. Tenho que vos confessar que não estava a pensar abordar muito o tema, mas sinto que preciso de o fazer. Este momento que vivemos é assustador. Sim, não podemos ter medo de usar as palavras certas, é assustador porque é desconhecido, não sabemos o que esperar e temos de viver um dia de cada vez, com calma. É isso que temos feito por aqui. O Bruno continua a trabalhar e terá de continuar até ordem em contrário, os meus pais a mesma coisa. Eu evito ao máximo o contacto com pessoas mas é inevitável. Ainda ontem tive de fazer umas compras simples e básicas, mas à minha volta era o caos... Juro-vos que parei, olhei para tudo aquilo e perguntei-me o que andavam as pessoas a fazer. 
Nós tentamos ao máximo ser e permanecer calmos mas é impossível não pensar nos que amamos. No meu caso tenho bastante receio pelos meus pais que fazem parte de grupos de risco, mãe diabética e com bronquite, pai hipertenso, e pelo Bruno que também tem bronquite. É impossível eu estar em casa sossegada quando as três pessoas que mais amo estão expostas. 
E por isso esta foi uma semana difícil, em que testei a minha capacidade para me acalmar, permanecer calma e tentar não passar a eles o medo que tenho dentro de mim. Infelizmente acho que isto ainda agora começou por isso tenho muitos exercícios anti-stress para fazer nos próximos dias (semanas!). 
Bem, mas é sexta e devemos aproveitar o fim de semana, em casa malta! Nada de praias, centro comerciais, jantaradas ou coisas do género. Permaneçam em casa, sossegados e calmos, a ver um filmes e a comer uma fatia deste bolo de mármore que vos trago hoje.


Ingredientes:
- 5 ovos
- 220gr de açúcar
- 300gr de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 170gr de manteiga derretida
- 1/2 chávena de leite
- 65gr de cacau em pó
- 1/2 chávena de água morna
- 1 colher de chá de extracto de baunilha



Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC.
Na taça da batedeira coloque os ovos e o açúcar, bata até obter uma mistura espumosa.
Adicione a manteiga e o leite, envolva.
Peneire a farinha com o fermento e envolva na mistura anterior.
Divida a massa em duas parte iguais. A uma delas junte o extracto de baunilha.
Numa pequena taça coloque o cacau em pó e a água morna, envolva bem e junte à outra metade de massa. Assim fica com uma parte de cacau e a outra com aroma de baunilha.
Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha coloque metade da massa de baunilha, por cima metade da massa de cacau, repita com a massa de baunilha e termine com a de cacau.
Leve ao forno até o bolo estar cozido, cerca de 30/40 minutos, mas teste com o palito para saber se o interior está cozido.
Deixe arrefecer e silva polvilhado com açúcar em pó e decorado com raspas de chocolate.
Bom apetite. 
 

1 comentário:

  1. É um tempo difícil para todos nós!
    Que rico bolo de mármore!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar