segunda-feira, 16 de março de 2020

AS 5 COMIDAS MAIS TRADICIONAIS DE BARCELONA

Eu amo Barcelona. É daquelas cidades (juntamente com Roma) para onde eu me mudava já. E tenho imensas saudades de Barcelona... Mas enquanto não volto a esta bela cidade, deixo-vos com mais um artigo sobre ela. Desta vez escrevo-vos sobre as comidas mais tradicionais de Barcelona (ou aquelas que eu mais gosto). 
Já agora, se ainda não viram, aqui no blogue eu publiquei um guia Top 10 sobre a cidade, podem consultar tudo AQUI.

1- Pa Amb Tomáquet

Foto de Jaula de Ardilla
Podem acreditar que esta iguaria está presente em quase todas as mesas de Barcelona e que vos vai aparecer muitas vezes à frente nos mais variados restaurantes. Apesar de ser algo muito simples, o pa amb tomáquet é delicioso e vale bem a pena experimentar. Trata-se de fatias de pão torrado no quando é esfregado um tomate bem maduro. Por vezes acrescentam-lhe outras coisas como um fio de bom azeite, queijo ralado ou até um pouco de presunto.


2- Coca de Montserrat

Foto de La Cocina de los Inventos
As cocas são extremamente populares na Catalunha e não, não me estou a referir à droga. A coca é uma massa bem fininha, uma espécie de massa de bolo e existe desde as versões salgadas às doces. Julgo que a mais conhecida será a coca de Montserrat ou Montserratina, massa coberta com açúcar e perfeita para acompanhar um café. 

3- Esqueixada de bacallà


Este prato de bacalhau lembra-me muito Portugal, mas é um prato mediterrâneo no melhor significado da palavra. Segundo apurei, o bacalhau salgado chegou à Catalunha por influência do País Basco, local onde se come bastante o nosso fiel amigo (espero não estar a dizer nenhuma asneira).
A Esqueixada de bacallà é preparada com lascas de bacalhau cru, tomate, cebola, pimentos, azeitonas pretas e um delicioso vinagrete para ligar tudo. Digam-me, lembra ou não Portugal? Eu só sei que é uma delicia. 

4- Crema Catalana


Claro que ao falar de comida catalã, não se pode deixar de parte o crema catalana. Muito semelhante ao nosso leite creme, ou ao crème brûlée francês, servido com aquela crocante "capinha" de açúcar no topo, faz as delícias de todos, adultos e crianças. 
Se forem a Barcelona (ou a outro ponto da Catalunha) não deixem de experimentar este que, pode ser quase considerado um cartão de visita.

5- Butifarra

Foto de Jeremy Keith
Para terminar este top 5 elegi a butifarra. 
Trata-se de uma espécie de salsicha elaborada com carne de porco picada e especiarias. Foi considerada durante muito tempo uma comida humilde, mas nos dias que correm essa imagem tende a desaparecer. Muitos são os restaurantes especialistas nesta iguaria, com apresentações gourmet e versões bem diferentes e deliciosas. Já sabem, não deixem de experimentar este tradicional prato catalão.

1 comentário:

  1. Que ricas e deliciosas sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar