terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Bolonhesa de frango e legumes

Antes de irmos de férias tinha brócolos no frigorífico que precisava gastar. Sinceramente eu gosto de muito de brócolos, ligeiramente cozidos, salteados, em estufados, com carne, massas, enfim. Mas não me apetecia. Pensei em coloca-los na sopa mas tinha decidido fazer um creme de abóbora assada e até já tinha os legumes a assar. 
Lembrei-me então de preparar estes legumes de forma a que toda a gente os comesse. Lembrei-me de os picar e cozinha-los numa bolonhesa. As crianças têm muito a mania de não querer legumes, não gostam dizem eles, eu também era assim (os brócolos e as couves de bruxelas eram os meus maiores ódios mesmo sem os experimentar) e então resolvi preparar-vos uma sugestão para "enganarem" os vossos miúdos. Quem é que não gosta de lasanha, empadão, canelones ou apenas esparguete à bolonhesa? Se prepararmos da forma que vos mostro hoje podemos tornar estes pratos mais saudáveis. E podem fazer com outros legumes, eu usei brócolos e cenoura, mas podem optar por couve-flor, beringelas, courgete, enfim o que tiverem em casa e o que a vossa imaginação ditar.
Para além da vertente saudável esta receita é também óptima para congelar em doses e terem sempre pronto no vosso congelador.



Ingredientes:
- 400gr de carne de frango picada
- sal e pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- 300gr de brócolos
- 2 cebolas 
- 2 dentes de alho
- 1 raminho de salsa
- 3 tomates pelados picados
- azeite q.b.
- 200ml de caldo (eu usei caseiro, podem usar água)


Preparação:
Para picar os legumes usei um daqueles picadores de varinha mágica, pequeno mas muito prático.
Então comecem por descascar e picar as cebolas e os alhos. Coloquem a "pasta" num tacho, adicione um fio de azeite e leve ao lume a estalar. 
Eu descasquei e cortei a cenoura em pedaços pequeninos, mas se os seus filhos também não gostarem de cenoura, piquem-na no mesmo picador onde picaram a cebola. Adicionem a cenoura ao tacho, bem como a folha de louro e o tomate picado.
Deixem cozinhar um pouco e adicionem a carne de frango, deixem-na fritar mas sem parar de mexer para ajudar a soltar a carne e envolver nos sabores. Adicionem um pouco de caldo para ajudar a cozinhar melhor.
No mesmo picador que usaram anteriormente coloquem os brócolos e processem até ficar uma espécie de areia grossa. Junte-os ao tacho.
Temperem com sal e pimenta (se usarem caldo lembrem-se que já está temperado por isso rectifiquem, provem). 
Deixem cozinhar o tempo necessário para a carne ficar bem cozinhada e os sabores desenvolvidos, se necessário acrescentem um pouco de água ou caldo. 
Quando estiver cozido, rectifiquem os temperos e terminem adicionando salsa picada.

Com esta receita podem fazer o que quiserem. Podem dividir por caixas herméticas e congelar. Depois podem utilizar numa lasanha, num empadão, folhados, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário