terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Almôndegas com molho de tomate e lascas de parmesão

O fim de semana passou a voar. Com uma sexta à noite de chuva, um jantar de amigos no sábado, com compras pelo meio e uma série de "recados" a fazer e um domingo calmo, maioritariamente passado em pijama, porque eu mereço. Foi assim o nosso fim de semana mas soube a pouco.
O que é certo é que a semana lá começou e nós temos que nos adaptar a ela e, para isso, nada melhor do que ter um bom planeamento de refeições e algumas coisas prontas no congelador. Assim o jantar de ontem fez-se num instante, mesmo após uma sessão de yoga ao final do dia. 


Ingredientes:
- 400gr de peito de frango picado
- sal e pimenta q.b.
- 2 dentes de alho picados
- sumo de 1 limão
- massa a gosto
- azeite q.b.
- lascas de queijo parmesão q.b.
- molho de tomate 7 vegetais (ver receita AQUI)
- salsa picada a gosto

Preparação:
Numa taça coloque o peito de frango picado e tempere a gosto, eu coloquei sal, pimenta, os dentes de alho picados e sumo de 1 limão. Misture bem e, posso dizer-vos que eu costumo deixar marinar um pouco antes de moldar as almôndegas, mas podem fazê-lo logo. Faça almôndegas no tamanho que desejarem, eu costumo fazer com cerca de 40gr cada uma, acho um tamanho adequado.
Coloque as almôndegas no frigorífico para ganharem firmeza ou podem também congelar para usar em outro dia. 

Aqueça um tacho com um fio de azeite, deixe aquecer bem e sele as almôndegas, deixe-as ganhar bem cor de todos os lados, para isso o lume tem de estar alto. Quando as almôndegas estiverem com uma cor bonita, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar uns minutos até ficarem no ponto.

Entretanto aqueça uma panela com água e quando ferver tempere com sal. Acrescente a massa e deixe cozinhar até estar al dente (pode e deve guiar-se pelo tempo indicado na embalagem).

Quando tudo estiver pronto, sirva a massa com as almôndegas por cima, regue com molho de tomate, polvilhe com as lascas de queijo parmesão e salsa picada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário