quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Escondidinho de bacalhau com puré de legumes

Com os dias mais pequeninos e mais frescos, a vontade de pratos de forno aumenta. Estaria a mentir se dissesse que o meu forno quase não trabalho durante o verão, pois a verdade é que eu dou-lhe imenso uso mesmo que estejam 40ºC. Há sempre bolachas, um bolo, pão ou barrinhas de cereais para fazer, por isso o meu forno trabalha ao longo do ano todo. Mas, estes pratos de conforto são mais apetecíveis nesta altura, essa é a enorme verdade. 
Foi por isso mesmo, que num destes dias, fui para a cozinhar e preparei um refogado de bacalhau que foi posteriormente coberto pelo nosso puré favorito (de legumes) e depois foi ao forno, saindo de lá a borbulhar, directamente para a nossa mesa. E que bem que nos soube...


Ingredientes:
- 300gr de bacalhau desfiado
- 1 cebola
- 1 alho francês
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- salsa picada
- 1 batata doce grande (usei de polpa laranja)
- 150gr de couve flor
- 1 batata média
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 gema de ovo
- sal q.b. 
- pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
- azeite q.b.


Preparação:
Descasque a batata doce e corte em cubos pequeninos, faça o mesmo à outra batata.
Prepare a couve flor, lave bem e depois adicione às batatas. Leve os legumes a cozer ao vapor (também pode cozer em água temperada de sal).

Entretanto descasque a cebola e corte em meias luas finas. Arranje o alho francês e corte também fininho. Descasque e pique os alhos.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Adicione a cebola, o alho francês, os alhos picados e a folha de louro.
Deixe cozinhar um pouco e adicione o bacalhau desfiado.
Tempere com pimenta e verifique se necessita de sal (por causa do bacalhau), deixe cozinhar. Depois de cozinhado, adicione salsa picada.

Quando os legumes do puré estiverem cozidos, triture-os ou esmague com um utensílio próprio. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e junte a manteiga (podem usar leite de coco ou natas) e a gema. Envolva bem e rectifique os temperos.
Numa assadeira, coloque o refogado de bacalhau e cubra com o puré de legumes. 
Leve ao forno que deve estar quente a 190ºC para tostar um pouco.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário