segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Turnovers de Maçã e Canela

Estamos no outono e as maçãs abundam na fruteiro. Tive ainda a sorte de receber uma boa quantidade delas caseiras que fizeram as nossas delícias como maçãs assadas, compota de maçã e nozes e ainda como recheio de uns deliciosos turnovers. 
Turnovers é o nome americano para este tipo de folhadinhos. Também os conheço como chausson aux pomme. Não faço ideia se existe diferença entre eles e se preferirem podem chamar estes pasteis como folhadinhos de maçã, bem à português. 


Ingredientes:
- massa folhada
- 2 maçãs
- 2 paus de canela
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado (ou outro da vossa preferência)
- sumo de meio limão
- 1 gema de ovo
- açúcar em pó q.b.


Preparação:
Comece por preparar o recheio. Para isso, descasque e corte em cubinhos pequenos as maçãs. Coloque-as num tachinho e junte o açúcar, os paus de canela e o sumo de limão. 
Misture e leve ao lume, até as maçã estar bem cozida e a água que vai soltar se evaporar. Se preferir pode deixar a espécie de compota com pedaços ou triturar com o varinha mágica para ficar o recheio lisinho.

Estenda a massa folhada e corte em quadrado iguais. Recheie cada quadrado de massa com o recheio de massa, pincele a toda a volta com um pouco de água e feche de forma a obter um triângulo.  Para ajudar a selar bem, pode calcar com um garfo. Pincele-os com a gema de ovo batida com um pouco de água.
Coloque os turnovers no forno, que deve estar pré-aquecido a 190ºC. 

Quando estiverem cozidos, retire-os do forno e deixe arrefecer um pouco. Pode polvilhar com açúcar em pó antes de servir.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário